BeyondPod – Gerenciador de Podcasts

1 de outubro de 2014 Por Thiago Miro
BeyondPod – Gerenciador de Podcasts

O BeyondPod é um dos agregadores de podcasts para Android mais usados no mundo, sendo incluído na página padrão de feeds do Powerpress, plugin para WordPress. O aplicativos possui muitas funções legais, vamos analisá-las a seguir.

Dentre todos os aplicativos que já testei, o BeyondPod é o que tem o melhor motor de busca de podcasts, nunca procurei um podcast que não encontrasse rapidamente e exatamente o que eu procurava.

Atualmente em sua versão 3.3, o BeyondPod está disponível para download na PlayStore.

tela da busca do beyondpod exibindo podcasts recomendadosComo Assinar Podcasts

Assinar podcasts com o BeyondPod é bem fácil. No rodapé do aplicativo há um botão chamado “+Add Feed“. Clique nele.

Você será apresentado a um diretório de podcasts. Neste diretório, você pode buscar podcasts por nome ou por categoria. Eu recomendo buscar por nome, pois a maioria absoluta dos podcasts são estrangeiros.

Encontrou o podcast que você gosta? Clique em Assinar e pronto, basta ouvir.

Também é possível assinar podcast digitando sua URL do feed diretamente no aplicativo.

Para verificar se há novos episódios em suas assinaturas, clique no setas girando entre si indicando atualização localizado no rodapé do aplicativo.

Gerenciar Episódios Baixados

Você consegue gerenciar separadamente os episódios não-ouvidos e episódios baixados na listagem do podcasts.

tela de podcasts do beyondpod

À direita: Número de episódios baixados

Ouvidos e Não-Ouvidos

Facilmente, você consegue baixar, deletar e marcar episódios como ouvidos ou marcar como não-ouvido episódios que você já ouviu e deseja ouvir novamente.

Player

O grande charme do BeyondPod está em seu player, composto pela vitrine, título e descrição do episódio, além de botões grandes de pause/play, adiantar e voltar.

Botões grandes são bons para quando estivermos ouvindo no carro ou na rua em movimento. Ponto positivo para o BeyondPod.

Excluindo Feeds

Para excluir um Feed da sua lista, pressione a tela sobre o podcast e segure até que apareçam as opções. Clique em “Apagar Feed”.

Configurações do BeyondPod

A página de configurações possuem dezenas de funções customizáveis, que passam por escolha de cores, downloads automáticos, habilitação de streaming… São muitas opções. Isso sem contar a página de configurações avançadas, dá pra customizar bastante.

Backup, Sincronização e Feedly

Três dessas funções são particularmente interessantes:

  • Backup: Sempre que fizer alguma alteração, você pode gerar um backup que inclui todas as configurações e podcasts assinados. Também é possível exportar em arquivo .OPML.
  • Sincronização: É possível sincronizar dois ou mais aparelhos Android. Se você você usa o BeyondPod em mais de um aparelho, não fique fazendo a mesma coisa duas vezes, ative a sincronização disponível na página de configurações.
  • Feedly: Similar ao item anterior, você pode sincronizar seu BeyondPod com sua conta do Feedly e assim ter os podcasts no aparelho e no desktop.

Por que é excelente?

O BeyondPod é excelente porque possui a principal característica que qualquer aplicação deve ter: Intuitividade. Qualquer pessoa ao usá-lo pela primeira vez consegue facilmente realizar as principais tarefas como assinar um podcast, baixar e ouvir os episódios. Não bastasse essa grande qualidade, o BeyondPod possui um bom layout e carrega rapidamente mesmo em aparelhos antigos com pouco poder de processamento.

Essas qualidades fazem do BeyondPod o aplicativo perfeito para novos ouvintes. Você não precisa explicar nada, apenas precisa dizer: “Instala aí e ouve”.

Chega de explicar o que é feed!!!

Extras

  • Em breve será lançada a versão 4.0 do BeyondPod, mas você já pode ver as novidades que ela trará AQUI.
  • Podcasters que quiserem ter seus podcasts listados no diretório do Beyondpod, vejam o tutorial AQUI.