Ultimamente, devido ao artigo sobre as estatísticas do Blubrry, chegaram a mim várias vezes a mesma pergunta: Qual a diferença entre Downloads Totais e Download íšnicos mostrado no painel do Blubrry?
Na verdade é bem simples explicar a diferença, mas vamos nos aprofundar em alguns possíveis causadores dessa diferença.
Diferença do número total e único
Tomemos como base os downloads do Po(D)ema, podcast de contos aqui do Mundo Podcast.
O sumário me mostra 43 mil downloads totais e 30 mil únicos. Isso significa que os 72 episódios foram baixados ao todo 43 mil vezes porém partindo de 30 mil IPs.
Um IP pode baixar os 72 episódios e contar como 72 “únicos”. Assim como pode baixar 144 vezes, duas vezes cada um, e ainda assim continuará a contar como 72 “únicos”.
Ok, entendemos a diferença.
Por quê ocorre essa diferença e alguns casos uma diferença muito grande?
Tudo vai depender da maneira e do local que o episódio é baixado.
Hipótese 1
Se ao baixar, o ouvinte usar um gerenciador de download como o “Free Download Manager”, o arquivo será partido em arquivos menores para que o programa possa fazer o download o mais rápido possível segundo sua conexío. Ao partir este arquivo em partes o servidor entende como várias solicitações, aumentando o número de downloads totais e preservando o IP para o download único.
Hipótese 2
Um pequeno/médio/grande condomínio, empresa ou lanhouse usam o mesmo IP de rede, ou seja, mesmo que várias pessoas diferentes baixem o arquivo ainda assim contará apenas como um download único.
Hipótese 3
Claro, há casos de download quebrados em que o ouvinte vai baixar novamente. Tem casos em que player trava e você baixa novamente. í€s vezes você gosta tanto que ouve novamente depois de uma semana e outros casos similares.
Concluíndo
É impossível ter uma noção real do número de ouvintes do podcast. Eu considero o número de downloads totais, afinal sempre é isso que me é perguntado. 😉