Tutorial gentilmente cedido pelo site www.tavernagamer.com.
Escrito por Antônio Rezende.
Importante: se você usa o Windows 8 e o Skype que já vem nele, é necessário que você desinstale e instale o Skype para desktop que pode ser encontrado no final deste documento.
Introdução
Este tutorial busca explicar uma maneira simples de realizar a gravação do áudio do Skype com áudios separados, porém de uma forma diferente, que não lhe dê trabalho para sincronizar faixas.
Como funciona
A ferramenta MP3 Skype Recorder, possui uma opção de gravação chamada Joint Stereo que funciona da seguinte forma: ao gravar uma conversa do Skype com esse modo de gravação selecionado, o áudio será gravado em 2 canais.
- O primeiro canal, irá conter somente a sua voz;
- O Segundo canal, irá conter todas as demais vozes da conferência.
Dessa forma, ao término da gravação, você possui um arquivo único de áudio onde você tem a sua voz gravada separadamente. No outro canal você tem a voz dos outros participantes, que serviram como referência para sincronização.
Configurando o MP3 Skype Recorder
Baixe e instale o MP3 Skype Recorder: http://voipcallrecording.com
Configure conforme a imagem abaixo?
Na primeira vez que você abrir o MP3 Skype Recorder e Skype juntos, você deverá dar permissão para o recorder acessar o Skype:
Ao inciar a gravação confira se o arquivo da gravação varia de tamanho, mostrando que a gravação está funcionando, conforme a imagem abaixo:
Ao terminar a chamada, o áudio estará na pasta selecionada anteriormente. Caso possua mais de uma gravação, zipe os arquivos em um só, e faça o upload e envie para o editor do podcast.
Se você curtiu este tutorial, dê uma força pra gente acessando nosso site www.tavernagamer.com.
Vantagens e desvantagens do método (por Thiago Miro)
Este método certamente é melhor que apenas o editor do podcast gravar a chamada do skype, mas é preciso fazer algumas ressalvas e sugerir outras soluções.
Vantagem do método
- Ao gravar separadamente, você terá a voz de cada integrante em uma faixa, facilitando a edição principalmente em momentos em que as pessoas falam ao mesmo tempo.
- Você não precisará de grande conhecimento para realizar tal gravação e nem de um computador com muita memória.
- Adequado para quem tem conexío de internet ruim. O arquivo final fica pequeno, não sendo um empecilho realizar o upload.
Desvantagem do método
- Ao contrário do que se pensa, a qualidade não ficará melhor pelo fato de você gravar separado, o áudio gravado pelo gravador do Skype sofre a compressão do programa mesmo que esteja gravando apenas a sua faixa, não fazendo diferença se quem grava é você mesmo ou o cara do outro lado da chamada.
Sugestão de solução
Um sugestão que dou para gravar áudios separados, não sofrer com a compressão do skype e ainda não perder tempo com sincronização é gravar ambos.
No Telhacast fazemos da seguinte forma:
Gravamos todos os nossos áudios usando Audacity, Audition ou qualquer programa que cada um tenha em seu PC. Eu mesmo gravo, além do meu áudio, a chamada do Skype. No momento que vou sincronizar as faixas no Audition (editor que uso), coloco a gravação do Skype, adiciono as faixas individuais e sincronizo rapidamente usando a faixa do Skype de base. Após sincronizar, deleto a faixa do Skype e pronto, tenho todo o meu episódio sincronizado, agora basta sair passando a tesoura.
Não é difícil e o resultado final, mesmo que comprimido a 96 Kbps, é notavelmente melhor.