Antes de mais nada, já vou tirar sua empolgação. Este não é um tutorial para ensinar você a hospedar os episódios no Youtube e disponibilizá-los no feed do seu podcast. Dito isto, vamos lá.
Divulgação nunca é demais, então quanto mais plataformas estivermos presentes, maior a possibilidade de atingir mais pessoas com nosso conteúdo. Colocá-los no Youtube em formato de vídeo com uma imagem estática é uma ótima opção.
Porém para mim, que somadas as publicações já possui em torno de 300 episódios no ar, seria inviável converter tudo isso para vídeo manualmente. É necessário um software que faça essa conversão em massa, adicionando uma imagem estática a cada arquivo.
Conheça o Movavi
O Movavi é um conversor de vídeos, porém ele aceita arquivos de áudio como fonte. Para imagem estática, ele utiliza a imagem anexada ao arquivo mp3.
Olha a interface dele:
Ao importar um arquivo de áudio, ele automaticamente identificará a imagem anexada ao arquivo mp3. Para exportar, recomendo a resolução 640×480. A imagem não fica ruim e o vídeo não fica pesado, o que facilita na hora de subir dezenas de arquivos. Por exemplo, um podcast 1h30, fica com aproximadamente 2,8GB em resolução 1080p. Ou seja, não há necessidade disso.
Enfim, é um processo mais simples que usar um editor de vídeo para exportar episódios um a um. 🙂
O Movavi é livre para uso por até 7 dias. Após esse prazo, a licença custa R$190 (R$115 até 29/05/2016).
Subindo para o Youtube
No Youtube, você poderá enviar vários arquivos de uma vez. Procure checar os títulos de todas as publicações e também as descrições. Isso vai contar muito para que seu conteúdo seja encontrado.