15 episódios mais épicos que já ouvi

23 janeiro 2014 Por Thiago Miro
15 episódios mais épicos que já ouvi

Sabe aqueles podcasts que lançam um episódio que você ouve e simplesmente não quer mais deletar porque você sabe que vai querer ouvir de novo? Pois é, tem podcast que exagera e publica episódios tão épicos que marcam você de tamanha forma que você não esquece mais.

Eu tenho alguns exemplos desses episódios épicos e irei listar os 15 que mais me marcaram desde que comecei a consumir esta mídia incrível. Meus critérios de escolha envolveram edição, propriedade do tema, interação da equipe, envolvimento que tive com o tema do episódio e efeito final que o episódio causou em mim.


15º – Ovo Triássico #18 Mensagens Subliminares

Esse foi um episódio que parecia ser um clichê dos podcasts mas me surpreendeu totalmente. Pela primeira vez eu de fato aprendi sobre mensagens subliminares e não apenas ouvi sobre as principais mensagens que já foram descobertas. Esse episódio foi marcante porque adicionou algo que nenhum outro podcast que eu tenha ouvido havia feito quando tratou desse tema.

Ovo Triássico #18 – Mensagens Subliminares


14º – No Barquinho #33 O Papa é pop?

Neste episódio o No Barquinho deu uma aula de sobre a história do papado católico desde o primeiro até o atual Bento XVI passando pelas nuances que envolvem a sucessão de um papa. O ponto forte, marcante para mim, desse podcast foi o fato de contar a história de forma imparcial, sem ataques a igreja católica.

Link

Episódios épicos de podcasts | No barquinho 33 - o papa é pop?


13º – Randomcast #59 Hospitais Psiquiátricos no Brasil

Neste episódio o integrantes do Randomcast mostraram com clareza a realidade dos hospitais psiquiátricos que já existiram no Brasil, uma realidade próxima a dos campos de concentração nazistas. Domínio do tema, temática forte e uma trilha sonora marcante fizeram deste um episódio um episódio épico.

Link

Episódios épicos de podcasts | Randomcast 59 - hospitais psiquiátricos no brasil


12º – Aspiracast #55 Marketing Político

Este episódio me deu uma visão sobre política e eleições que eu não tinha. O Aspiracast #55 teve a participação de um marketeiro político que falou tudo sobre campanhas políticas, orçamentos milionários, falcatruas usadas, peso de consciência e outros fatores que fazem com que eles consigam eleger políticos comprovadamente corruptos.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | Aspiracast 55 - Marketing Político


11º – Na Porteira Cast #22 Nossa Língua Portuguesa

O NaPorteiraCast sempre foi marcado por produzir episódios de excelente qualidade, mas no caso desse episódio O Randal e o Sacutti foram além do que se pode esperar. Com a participação de Adriano Paciello e do finado Lucas Amuras o episódio foi uma fantástica aula sobre o desenvolvimento da língua portuguesa.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | Na porteira cast 22 - nossa língua portuguesa


10º – QGNet #31 Entrevista com Inri Cristo

Normalmente a gente vê na TV o INRI Cristo apenas como um maluco, nesta caso o pessoal do QG conduziram a entrevista respeitosa de forma que o INRI pudesse realmente expor suas opiniões e mostrar os motivos pelos quais ele se considera o Cristo. Pela primeira e única vez vi ele sendo abordado de forma séria. Vale muito a pena ouvir.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | QGNet 31 - INRI Cristo


9º – Piratacast #36 Religião

Abordar religião em qualquer estância é sempre muito difícil e delicado, neste episódio o Piratacast abordou de uma forma marcante. Discutindo crenças, origens, analogias, ciência, ateísmo e outras várias coisas, tudo com muito respeito e propriedade.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | Piratacas 36 - religião


8º – Cinecast #5 O Labirinto do Fauno

Foi com esse episódio que conheci o Cinecast, que até hoje é o podcast de cinema que vai mais fundo nas análises de filmes. O Cinecast é um dos pouquíssimos podcasts de cinema que possuem integrantes que realmente entendem dessa arte. No caso do episódio #5, eu fiquei maravilhado com a análise do Labirinto do Fauno, filme lindo e de várias camadas.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | Cinecast 5 - labirinto do fauno


7º – Monacast #108 Coisas que dão Medo

Esse episódio é marcante porque foi o único podcast que ouvi até hoje que abordou a temática “medo” e que de fato causou medo quando ouvi. Com uma edição maravilhosa, tensa e com a participação dos “medrosos” PH Santos e Diogo Braga, o Monacast #108 te dá arrepios de medo e causa muitas risadas. Ouça durante a noite.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | monacast 108 - coisas que dão medo


6º – JWave #143 Jurassic Park

Nesse episódio o JWave reviveu magistralmente o filme mais marcante da minha vida. Paleontólogo era o que eu queria ser quando crescer graças ao Jurassic Park, segui para outros caminhos porém ainda me emociono ao ouvir a trilha tema do filme. Claro, o JWave trouxe muita informação que eu não conhecia.

Link

episódio épicos de podcasts | jwave 146 jurassic park


5º – Nerdcast #186 Isaac Asimov

Eu já conhecia um pouco da obra do autor mas o Nerdcast se aprofundou tanto no tema, foi tão emocionante e detalhado que eu simplesmente fui atrás de tudo o que havia sobre Asimov. As dramatizações no podcast, feitas pelo Guilherme Briggs, estão incríveis. Esse episódio, mais tarde, me inspirou a criar o Po(D)ema sob o pretexto de produzir um audiodrama completo da Última Pergunta.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | Nerdcast 186 - Isaac Asimov


4º – Descontrole #31 MiMiMi

Episódio fantástico onde abordaram o Brasil, o porque do brasileiro gostar tanto de reclamar e não se mover para resolver os problemas. Com a participação de Luciano Pires o Joh, o Glomer e o Almoph destruíram no conteúdo do podcast. Trilha sonora marcante, argumentos concisos, puts… me faltam palavras para descrever esse episódio fantástico.

Link

Episódios épicos de podcast | Descontrole 31 - mimimi


3º – Rapaduracast #350 Bruce Lee

Eu quando criança imitava o Bruce Lee em brincadeiras com meus amigos. Esse episódio do Rapaduracast trouxe todo esse sentimento de volta e ainda te informa de coisas incríveis que aconteceram na vida desse cara até que ele se tornasse um astro do cinema. O episódio é coroado com um exemplo de vida incrível do Raphael Dracon. É impossível ouvir esse episódio sem que apareçam ninjas cortadores de cebola.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | Rapaduracast 350 - bruce lee


2º – WeRGeeks (Atual UltraGeek) #71 Stephen Hawking

Antes de ouvir este episódio eu via o Stephen Hawking apenas como um cara muito inteligente que ficou deficiente, conhecia muito pouco de sua vida. Após ouvir eu passei a vê-lo como um exemplo de superação e inspiração para qualquer pessoa. O WeRGeeks fez um episódio recheado de conteúdo e humor, é uma audição obrigatória.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | wergeeks 71 - stephen hawking


1º – Café Brasil 275 Bohemian Rhapsody

Não teria como ter outro primeiro lugar. Esse episódio do Café Brasil leva você junto para uma viagem através do tempo pela música do Fred Mercury, uma viagem através da produção dessa música realmente épica. É praticamente impossível ouvir esse episódio e não se emocionar.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | Café Brasil 275 - bohemian rhapsody


Bônus

Telhacast #69 O Valor da Vida

Não queria fazer auto-promoção neste post, mas o episódio #69 do Telhacast – O Valor da Vida – me emocionou profundamente tanto na gravação quanto editando e eu não posso deixá-lo de fora.

Link

Lista de episódios épicos de podcasts | Telhacast 69 - valor da vida


Qual a sua lista de episódios épicos?