Como as marcas podem aproveitar o boom dos podcasts no Brasil - Mundo Podcast 

Como as marcas podem aproveitar o boom dos podcasts no Brasil

16 setembro 2020 Por Mundo Podcast
Como as marcas podem aproveitar o boom dos podcasts no Brasil

Os podcasts estão virando parte da rotina dos brasileiros. Presentes durante os trajetos para o trabalho, as tarefas da casa, na hora de dormir ou nas refeições, os programas do gênero têm feito companhia às pessoas durante o período difícil que é a pandemia. Enxergando as oportunidades, os produtores estão respondendo à altura: o Brasil foi o país com o maior crescimento no número de produções desde o início do ano.

No entanto, por ainda ser uma novidade, o gênero não é tão explorado comercialmente como poderia. Muitas marcas não tem as noções exatas de como aproveitar os podcasts para divulgação dos seus produtos e fortalecimento de sua reputação. Com isso, a relação entre empresas e produtores acaba prejudicada.

O primeiro passo para estudar a colocação da marca em podcasts é obter um vasto conhecimento sobre o panorama dos programas com temáticas relacionadas aos produtos comercializados. Nessa hora, é preciso um longo processo de pesquisa e análise, pois não basta saber sobre o que o podcast fala, mas também qual o principal público do programa, quantas pessoas ouvem cada episódio, se o perfil dos produtores se encaixa nos conceitos da marca e se o posicionamento do programa e da marca são similares.

O empresário Dannie Hansen, proprietário da marca de suplementos alimentares Sundt, nos contou alguns detalhes sobre esse processo, que envolvem a importância do conteúdo abordado: “Como o meu segmento é relacionado à saúde, é essencial ouvir os programas com atenção e constatar se as informações passadas são cientificamente comprovadas, evitando que a marca fique atrelada a algum produtor de podcast que não possui tantos conhecimentos na área”. Isso mostra como as marcas interessadas nesse novo mercado devem ser minuciosas nas análises para fazer as melhores escolhas.

A maneira como a marca será inserida no podcast também é fundamental para o sucesso ou fracasso da ação de marketing. Alguns ouvintes ficam ressabiados quando as propagandas são muito diretas, já que o gênero está em ascensão por se diferenciar dos veículos tradicionais como o rádio e a TV, pregando a independência na produção. Por isso, o ideal é pensar em inserções sutis ou buscar algum programa que seja totalmente transparente com seu público nesse quesito.

Por conta dessa busca pela independência na produção e da expectativa de autenticidade que os ouvintes de podcasts carregam, o ideal é combinar as inserções em conjunto com os produtores, em vez de impor a maneira como a marca será promovida. Há casos em que as marcas decidem por conta própria como será a divulgação, mas o estilo do discurso é totalmente diferente do utilizado pelos apresentadores. Isso torna a inserção muito falsa, o que impacta negativamente o público.