Ainda lembro como decidi criar um podcast

18 janeiro 2014 Por Thiago Miro
Ainda lembro como decidi criar um podcast

Em 2009 meu amigo Diangelis passou meses contando histórias que ele ouvia num tal de podcast até eu pedir que ele colocasse alguns arquivos no meu pen drive. Ele me indicou que eu ouvisse o episódio #52 do Nerdcast sobre histórias de carnaval. Eu ri como maluco das histórias e passei a ouvir outros episódios.

Em um dos episódios sobre cinema participaram o Jurandir Filho e o Maurício Saldanha, então passei a conhecer o Rapaduracast.

Olhando o que o Jurandir Filho escrevia no twitter li que ele havia participado como entrevistado no podcast Mídias e Modos, onde indicou o Azilacast como seu podcast preferido ao ser perguntado sobre suas preferências. Fui ouvir o Azilacast seguindo a indicação.

Na época o Azilacast estava apenas com 5 episódios publicados, mas fiquei impressionado com o podcast. O Azila, apesar de bem feito, me passou de cara a impressão de que produzir podcast era fácil e poderia ser feito por qualquer um. Foi então que tive a ideia e decidi que queria ter o meu.

O episódio que me fez decidir por virar podcaster foi Azilacast #5 – Profissão Desempregado, ainda o ouço sempre que tô com vontade de dar boas risadas.

Capa do episódios 5 do podcast azilacast

Fui atrás de ler e aprender os processos de produção de podcast e percebi que mesmo sendo muito trabalhoso poderia realmente ser feito por qualquer um.

Histórias vão histórias vem, estou aqui 2 anos e meio depois administrando um site que além de vários podcasts produzidos gera conteúdo destinado a quem deseja ter o seu próprio podcast. Cada agradecimento ou depoimento que recebo faz tudo valer a pena de fato.

Por tudo isso agradeço ao Joel SukeNeto Maru e Tellus que serviram de exemplo pra mim. O Mundo Podcast existe primordialmente por causa desses caras.

E você, lembra o que o motivou a criar um podcast?