O Blubrry* publicou dados detalhados sobre o comportamento de ouvintes de podcasts em todo o mundo. Nos últimos 30 dias foram recolhidos dados de mais de 40 mil podcasts, totalizando mais de 100 milhões de downloads de episódios.
Dispondo de números tío impressionantes, podemos obter informações confiáveis quanto ao comportamento do ouvinte geral de podcasts.
- Aplicativos para smartphones: 42.00%
- Navegadores em smartphones 30.30% (inclui aplicativos sem agente declarado)
- Aplicativos para desktop: 13.90%
- Navegadores em desktops: 11.30%
- Navegadores em tablets/iPads: 2.50%
Não é uma surpresa constatar em números que a internet mobile é cada vez mais usada. Se contarmos tablets como “mobile”, quase 75% dos ouvintes ouvem a partir de seus smartphones.
Aplicativos para smartphones
72% dos ouvintes que usam aplicativos para ouvir podcasts (42% da amostra total) usa aplicativos para iOS. A meu ver, isso ressalta algo que sempre é discutido, o acesso barato a um bom aparelho que já vem com um aplicativo para podcasts nativamente desperta o interesse em quem possui um aparelho Apple.
Cerca de 22% usam aplicativos para Android. 6% usam outros aplicativos não identificados.
Em números gerais, os ouvintes se dividem em
- Mobile: 64,1%
- Desktop: 35,9%
Leia a pesquisa completa Blubrry/Raw Voice.