Como ser um bom ouvinte de podcast

15 janeiro 2013 Por Daniel Lopes
Como ser um bom ouvinte de podcast

Bom dia, Boa tarde e Boa noite… (parafraseando uma ótima saudação)

O podcast se tornou uma mídia muito útil por passar informação, diversão, cultura e muita besteira, coisa ideal para se passar o tempo e se divertir de modo tranquilo e diferenciado. Ouvir o podcast já não é apenas ficar sentado em casa, na academia ou apenas ouvir enquanto faz a sua caminhada diária, ou de ouvir no ônibus, no metrô.

Ouvir podcast se tornou um ato de absorção de coisas boas e de diversão, mas requer que você siga alguns passos básicos, passos estes, que deveriam ser seguidos em todo território da internet, muitos destes passos, deveriam ser levados para vida toda.

Para se ouvir um podcast é preciso que você entenda que há uma espécie de troca ou venda indireta. Sabe aquela frase de: “Seu comentário é o nosso salário”? Pois é, esta afirmação é a mais pura verdade. Toda pessoa que produz um podcast, faz deste trabalho uma espécie de arte, sendo assim como a regra, a arte precisa de um público, sem público, a arte está morta. Então adquira o hábito de comentar sempre, nem que seja só para falar obrigado pelo podcast.

Lembre-se, muitas vezes o podcaster não ganha nem um centavo para produzir aquele programa que te trouxe diversão, muitas vezes, mas quando digo muitas vezes é muuuitas vezes, paga para produzir o podcast para você.

Como comentar no site é muito tranquilo, faça de modo sossegado e calmo, não precisa parecer inteligente, mas siga regras de português, afinal as vírgulas mudam completamente o sentido da frase.

Exemplo:

O comentário do juiz: “Se os jurados condenam, eu não absolvo!”

*Se os jurados condenam, eu não absolvo… Dessa maneira a frase dá ênfase à decisão dos jurados.

*Se os jurados condenam eu não, absolvo… Dessa maneira o comentário do juiz dá ênfase a sua decisão e não à dos jurados.

Colocar nome e e-mail sempre é obrigatório, no local que pede “site”, coloque seu perfil de Facebook, assim o administrador dos comentários saberá sua idade, local e sua profissão. Se mandar um e-mail, é obrigatório o nome, idade e cidade.

Quando quiser dar uma dica ao podcast ou criticar alguma coisa, mande o e-mail, pois é algo que se deve resolver de forma interna. Quando entrar em contato com um podcast, tenha sempre a ideia que você é o moderador de conteúdo, se um episódio foi chato ou desagradável, cabe a você falar para que não se repita. Não reclame de propagandas, pois é um modo que o podcaster usa, muitas vezes, para pagar o site, mas você tem a obrigação de reclamar quando esta propaganda se tornar exaustiva e ofensiva.

Muitas pessoas ouvem o podcast no trabalho ou em trânsito, para este caso, siga algumas dicas.

Se você tem um smartphone, deixe como lembrete: para isto temos muitos aplicativos para notas, o Evernote por exemplo, que pode arquivar até mensagens de voz.

Utilize seu e-mail. Eu faço notas no meu gmail do smartphone.

Você pode acessar o site através do navegador do smartphone também.

A desculpa de “não comento pois estou longe do PC” não cola mais, pois o Podcast é uma mídia móvel, ela nasceu para ser ouvida em trânsito, então é normal que você não esteja perto do PC. Tome nota. Quando fizer a playlist note quais podcasts você ouviu da última vez e faça o hábito valer, comente.

Tenha sempre na cabeça que comentar e dar o feedback sobre algo é de suma importância para que isto continue de forma suave e contínua. Sabe aquele podcast que está ficando com os recados e jabás chatos? Pois é, em parte a culpa e de quem não reclama. Sabe aquele podcast bacana que você acompanhava e acabou do nada? Pois é, provavelmente acabou porque o podcaster achava que estava falando sozinho.

Comentar não é um ato de caridade, nem de piedade, nem de vontade de aparecer, nem de abster de opinião. Comentar é um ato de EDUCAÇÃO, afinal as pessoas bem educadas aprenderam com os pais, “no berço” a agradecer sempre que uma pessoa lhe dá algo. Um obrigado é tão bem sonoro quanto um bom dia, boa tarde e boa noite.