#DiadoPodcast 2016 Como foi?

23 outubro 2016 Por Thiago Miro
#DiadoPodcast 2016 Como foi?

Posso dizer seguramente que este foi o melhor #DiadoPodcast de todos que já tivemos até então. Foram diversos projetos, diversos especiais, diversas ideias e um engajamento assustador. Mas primeiramente vou falar do lado ruim para então fecharmos com tudo de bom que rolou.

O lado negativo ficou por conta de um ataque a servidores DNS que por consequência causaram a queda de diversos sites ao redor do mundo, dentre eles o Twitter. Isso causou uma falha grande nas ferramentas de tracking da hashtag, ou seja, esse belo 21/10/2016 não ficará registrado para posteridade.

O tracking funcionou até 15h (horário de verão). Até então os números registrados foram os seguintes:

  • 5003 Tweets
  • 1323 usuários engajados
  • Alcance de quase 4 milhões de pessoas
  • Mais de 9 milhões e meio de visualizações da tag
  • Pessoas em todos os continentes postaram.
  • 85,5% das postagens foram feitos por pessoas do gênero masculino

números dia do podcast 2016

dados demográficos do dia do podcast 2016

Acredito que, estatisticamente, é possível dizer que ao longo do dia, o números de 2015 seriam facilmente superados. Infelizmente não foi registrado. 😕

Vamos agora ao que rolou de bom.

#DiadoPodcast 2016

Sério, nunca vi tanta gente tuitando sobre podcast ao mesmo tempo. Foram dezenas de textos, muito mais dezenas de podcasts sobre o tema, eu mesmo gravei alguns. Onde dava para falar sobre podcast, eu fazia questão de estar lá.

Foram tantos podcasts e hangouts sobre o tema que nem posso linkar tudo aqui para o post não ficar imenso, mas se você fez algo sinta-se à vontade para colocar nos comentários desse post. Será muito bem-vindo.

O primeiro destaque fica para o projeto #PodosferaUnida, uma ação que reuniu 20 podcasts em que a ideia foi trocar os participantes em prol do compartilhamento de ouvintes. Foi tanto podcast que eu mesmo fui pego de surpresa ao ir ouvir um episódio do Chiclete Radioativo e ouvir o TeamBlue lá, acompanhado do Jean e do Raphael Pah.

Algo que já virou tradição é esperar as recomendações do Mauro Segura lá no Meio e Mensagem. Dessa vez foram 20 podcasts que você precisa conhecer. Agradeço a presença dos Comentadores na lista.

Dia do POdcast 2016Nossas hostess do PodProgramar foram comemorar o #DiadoPodcast lá no podcast Dose de Chocolate, comandado pela Sally, onde falaram sobre a criação do podcast, sobre pautas, sobre ideias e sobre a representatividade da mulher. Que orgulho delas. 🙂 No mesmo post ainda tem outro episódio com as mulheres do Ponto G, um novo podcast também feito só por mulheres.

Tivemos o lançamento do Documentário Podcast PE, produzido pela Ingrid Moura, onde ela abordou diversos aspectos da mídia pelo ponto de vista da podosfera pernambucana. Eu adorei o resultado.

O AlgumaCoisaCast produziu um especial com 25 podcasts com o intuito de apresentá-los a novos ouvintes. Cada podcast está separado em um áudio diferente, acesse o post e ouça todos. Tenho certeza que você vai conhecer e gostar de novos podcasts.

Surpresa

Outra coisa que me chamou atenção e gostei demais de ler foi quando o Cid Não Salvo tuitou sobre a mídia e desabafou. Não que o Cid, por ter mais de 1 milhão de seguidores, seja mais importante que você ou eu. Mas o que ele falou foi muito relevante por conta de ele ser um “dinossauro” da internet. Ele já viu de tudo, publicou de tudo e conhece muito bem como a blogosfera funciona.

Leia o que ele postou:

Um cara com a experiência do Cid recomendar o podcast dessa forma e até mais do que isso, falar que gravar podcasts é a coisa mais ele gosta de fazer na internet, tem de um peso GIGANTE. Em seguida pode-se ver uma quantidade absurda de blogueiros falando sobre podcasts e de pessoas contando que começaram a ouvir podcasts através do Não Ouvo.

Acredito que esse é o objetivo da comemoração: chamar a atenção de quem não faz parte da mídia.

Enfim, fiquei muito feliz com o que vi na última sexta. Já estou ansioso para ano que vem. 🙂

Enquanto isso, deixo você com a marca do #DiadoPodcast 2017, criada por Guilherme Baldi (Grande Coisa), que também foi quem desenvolveu a de 2015-2016.

Dia do Podcast 2017

Dia do Podcast 2017