Equipamentos necessários para começar a fazer podcast - Mundo Podcast 

Equipamentos necessários para começar a fazer podcast

5 junho 2020 Por Mundo Podcast
Equipamentos necessários para começar a fazer podcast

Você sabe quais equipamentos devem ser utilizados na produção de um podcast? Esse tipo de programa vem ganhando popularidade nos últimos anos, podendo ser postado no YouTube, embora não contenha vídeo e também nos aplicativos de áudio, além é claro dos próprios agregadores de podcasts.

Mas, para que a produção fique perfeita é preciso ir além do conteúdo que será apresentado durante a gravação. Dessa forma, os equipamentos que serão utilizado para fazer o podcast são muito importantes. Aqui você vai conhecer todos eles, para que as suas próximas gravações fiquem ainda melhores!

Quais são os equipamentos utilizados para fazer um podcast?

Os podcasts podem ser gravados de formas variadas, por isso é complicado falar sobre os equipamentos que são utilizados. Mas, de modo geral existem alguns itens que não podem ser descartados por quem deseja fazer um conteúdo de qualidade para os seus ouvinte. Veja quais são os principais:

  • Microfone;
  • Gravador de áudio;
  • Headphones;
  • Software de gravação;
  • Software de edição.

Além destes itens, podem existir alguns outros bacanas para utilizar na montagem de um bom podcast. E se der certo, conforme o tempo for passando será possível comprar novos equipamentos e melhorar a qualidade do material que é produzido.

Microfone

O microfone é um utensílio essencial para a gravação de podcasts. Aliás, não tem como gravar um destes sem ter um microfone. Então, se você está fazendo uma lista com os equipamentos que precisa comprar para começar a fazer esse tipo de produção, saiba que o microfone deve aparecer em primeiro lugar, ok?

Para o primeiro podcast não é necessário um microfone profissional, aqueles que custam caro. Entretanto, é bom escolher um que consiga isolar o som do ambiente, para que ele consiga captar a sua voz com boa qualidade.

Tente escolher um que possua entrada USB ou P2, para que possa ser conectado em computadores e notebooks. Existem alguns microfones com preços acessíveis que não possuem esse tipo de conexão, então para serem utilizados e necessário de outro periférico, para a captação.

Interface de áudio

Para que o seu podcast fique com uma qualidade bacana é importante ter um gravador de áudio interessante. Então, pode ser escolhido um gravador digital ou uma interface de áudio, a escolha deverá ser feita de acordo com as necessidades do seu projeto.

Assim, saiba que o gravador permite mais mobilidade, já que com ele será possível realizar gravações externas. Já a interface de áudio deverá ser utilizada em um ambiente interno, em um estúdio propriamente dito.

E tem mais um detalhe que precisa ser considerado: existem modelos de gravadores que permitem edições sem a utilização de um computador. Então, se você quer economizar tempo, eles podem ser uma solução mais interessante. Por outro lado, as interfaces podem ser conectadas de maneira mais distintas.

Tenha um planejamento prévio e avalie qual dos dois será mais interessante para a gravação.

Headphones

É interessante ter em mãos um par de headphones ou headsets para a gravação de podcasts.

A vantagem da segunda opção é que ela já vem com um microfone embutido. Inclusive, é possível encontrar no mercado um headset barato e bom.

Aliás, esse é um dos equipamentos mais básicos, para que possa ouvir o que está sendo falado e identificar se a qualidade do áudio está boa ou não.

Os headphones permitirão que os níveis de som sejam monitorados até mesmo durante a gravação do podcast, sem atrapalhar em nada. Dessa forma, vai ajudar e muito no momento de fazer a edição, garantindo que o áudio não precise sofrer cortes e edições bruscas.

Software de edição e gravação

Além de todos os equipamentos já citados, existem alguns que não são físicos. Então, é fundamental ter um programa certo, para que a gravação do seu podcast possa ser feita com facilidade.

Além disso, é necessário ter um bom programa de edição, para que o seu podcast fique perfeito e depois possa ser colocado nas plataformas de streaming. Mas, hoje em dia isso já não é um problema, pois existem muitos softwares gratuitos que podem ser acessados.

Então vai ser fácil de gravar o podcast e de mixar, além de fazer uma edição bacana para conquistar os ouvintes. Esses programas de edição já não são mais tão difíceis de mexer como eram antigamente.

Texto por: totalconstrucao.com.br