A Globo lançou um podcast e isto é ótimo - Mundo Podcast 

A Globo lançou um podcast e isto é ótimo

8 janeiro 2018 Por Kell Bonassoli
A Globo lançou um podcast e isto é ótimo

Conteúdo do rádio distribuí­do em podcast nío é novidade, mas já comentamos por aqui que a distribuiçío de conteúdo em áudio com foco no consumidor mobile é tendência.

O Portal Comunique-se já tinha cantado a bola sobre o foco que os grandes players do mercado estío dando para outras formas de divulgaçío de conteúdo. O movimento nío vem apenas dos veí­culos tradicionalmente digitais, mas de gigantes como o jornal O Globo.

Estamos preparando um novo jornal com foco total no digital, principalmente para dispositivos móveis – Diretor de redaçío do O Globo, Ascnio Seleme em reportagem do Portal Comunique-se

Potencial de ouvintes no mercado de podcast

Para o consumidor que já conhece e consome podcasts tradicionais, pode ser um pouco frustrante que o conteúdo distribuí­do nío tenha sido pensado especialmente para a mí­dia podcast. Em contrapartida, nío podemos esquecer que existem milhares de brasileiros que nío fazem a mí­nima ideia do que é podcast. Lembre que estes carinhas aí­ sío consumidores potenciais para todos os produtores do mercado.

Se por um lado parece faltar inovaçío no conteúdo dos programas de podcast lançados por estes players, por outro, sobra experiência e poder de fogo na divulgaçío do formato para atrair o grande público para o consumo de áudio em podcast!

Educando novos ouvintes

E nem só de conteúdo “reciclado” vive o podcast de grife.

Em março, O Jornal O Globo lançou seu próprio podcast, o PopZêra, com assuntos voltados í  cultura pop, música, cinema e séries  no intuito de conectar a marca O Globo com o público mais jovem.

Para alavancar este conteúdo, produziu material educativo para o seu público em um ví­deo de pouco mais de um minuto. No ví­deo há uma explicaçío sobre o que é Podcast.

A tradicional rádio CBN (que tem diversos de seus programas de rádio disponí­veis em podcast) lançou uma série de entrevistas exclusivas para o formato podcast, também no ano passado.

Desta vez, o conteúdo vem direto da televisío. As entrevistas do programa Conversa com Bial passam a ser oferecidas como podcast e isto é ótimo.

Além de poder assistir aos bate-papos na TV e rever tudo no Gshow e no Globo Play, agora você pode ouvir os conteúdos em áudios de MP3 quando e onde quise”. – gShow

Ainda em dezembro, o gShow fez uma matéria super instrutiva sobre o lançamento do produto, mas mais do que isto, deu uma aula sobre podcast com linguagem acessí­vel e infográficos em imagens bem grandes. (melhor do que isso, só desenhando)

 

Imagem do poidcast do Bial explicando como o que é e como usar um feed de podcast

Perfeitas para quem faz aquela leitura rápida usando o celular. 

Para assinar ao podcast Conversa com Bial e ouvir o episódio com Juliana Wallauer, criadora do podcast Mamilos, basta acessar ao link.

Conversa com Bial

E você? Curtiu a novidade? Acha que esta tendência pode impulsionar os pequenos produtores?

Deixe seu comentário.