Khaoz Crescente – um podcast inclusivo

15 novembro 2015 Por Kell Bonassoli
Khaoz Crescente – um podcast inclusivo

Kell-Bonassoli-é-a-voz-de-Pacífica“Deve ter dado muito trabalho”.

Esta foi a primeira coisa que pensei quando ouvi o resultado de um projeto que o meu querido Mota, da Agência Transmídia, tem gestado desde 2005 e do qual tive a honra de participar com a voz da Pacífica.

Quadrinhos para cegos

Depois de quase 10 anos com o texto na gaveta, Mota decidiu que seu roteiro tinha nascido para integrar uma mídia diferente e assim realizou sua nona revisão, adaptando seu projeto para o que é hoje. Khaoz Crescente é uma história em quadrinhos para gente que nunca conseguiu viver a experiência de uma HQ: os cegos.

Produção insana

O projeto envolveu quase 70 pessoas com interpretações e gravações de qualidades diversas para dar conta dos oito capítulos da primeira temporada que, aliás, totalizam 85 páginas de roteiro e quase 50 horas de edição de áudio.

Um nicho inesperado

Pensado para deficientes visuais, o podcast pode soar estranho para alguns de nós. Um dos pontos que causa estranheza é a velocidade acelerada, mas ela é proposital para este público. Para quem é acostumado com sistema leitor de tela (que transforma texto em voz), o ritmo padrão geralmente é entediante.

Além disto, levando em conta a sensibilidade auditiva, Mota optou por não ter a mesma pessoa fazendo personagens diferentes: cada personagem tem voz única.

Para dar o tom dos quadrinhos, que na criação gráfica valem-se de alguns exageros e muitas onomatopeias, Khaoz Crescente tem muitos efeitos e, vai soar como os antigos desenhos animados de Hanna-Barbera ou com clássicos de heróis como os Superamigos.superamigos

O curioso é que o diferencial que afastou muitos dos ouvintes habituais de podcast, encantou um público inesperado: as crianças. Crianças, habituadas aos múltiplos estímulos da tecnologia, encantam-se com a profusão de efeitos e com este ritmo acelerado e absorvem todas as camadas do produto sem nenhuma dificuldade. Quem diria, né!?

Qualificação e conteúdo audiodescrito

O projeto embasa sua missão na acessibilidade dos quadrinhos em formato de podcast, algo inédito e que envolveu muito estudo autodidata e também a consultoria de outro querido da podosfera, o Diego do Legenda Sonora, que já trabalha com a comunidade.Harald-Stricker-é-a-voz-de-Dr-Kranio

O público enxergante é um efeito colateral

Muita gente acha estranho ter efeitos sonoros que misturam o real e o fantástico. Para você que “enxerga” desenho animado, muitos sons são triviais e bobos, mas saiba que muitos cegos não fazem ideia do que cada onomatopeia significa, pois os desenhos animados dificilmente vem acompanhados de uma descrição de ação. Este podcast é como um glossário de onomatopeias para os cegos, assim como temos os KAPOW, POW, CRASH e outros nos quadrinhos.  Este produto foi pensado para deficientes visuais, se você enxerga e gostou, ótimo, se não gostou, ótimo também.

O colaborativo é sempre um desafio

Quando você tem um sonho que depende de ajuda dos outros é sempre muito complicado envolver as pessoas. Alguns personagens passaram por 4 pessoas até que alguém realmente se responsabilizasse a cumprir o compromisso. Khaoz Crescente é um projeto feito e pago exclusivamente com amor, o que impossibilita o produtor de exigir padrões técnicos das pessoas na hora da gravação. Por isto, você vai notar qualidades diferentes de gravação e interpretação. Isto deve-se ao produtor ter dado liberdade total para quem topou participar da empreitada.

A próxima temporada

Bruna-Evelyn-é-a-voz-de-Pink-RockerCom a boa aceitação do público-alvo, Mota promete uma nova temporada para 2016. Se você quiser  participar da seleção para novas vozes, basta enviar um e-mail para contato@agenciatransmidia.com.br com o arquivo em mp3 respondendo as seguintes perguntas em menos de um minuto:
• Quem sou eu?
• Qual a minha idade?
• De onde sou?
• Onde vivo?
• O que produzo e onde pode prestigiar meu trabalho?
• Quais meus diferenciais vocais e interpretação?

Quem faz?

Vitor Hugo Mota, 34 anos, carioca, biólogo por formação, mas roteirista de nascimento. Mantenedor da Agência TransMídia e produtos relacionados.

Site: Agência Transmídia

Assinar

Khaoz Crescente

Ou assine com seu app favorito usando o endereço abaixo

Euler ETI Euler ETI