O Lado ruim de fazer podcast

Em vários artigos, não apenas meus, costuma-se falar das vantagens e benefí­cios de se fazer um podcast, mas e o lado ruim, qual é?

Quem apenas ouve um podcast pode imaginar que seja algo simples, rápido, que basta ligar o Skype, falar o que dá na telha, jogar uma música no fundo e publicar. Você vê postagens cheias de comentários, ouve leituras de e-mails, você lê vários elogios aos participantes nas redes sociais etc.

Aí­, você decide criar um podcast e nada disso acontece. E agora, José?

Há algumas coisas que você precisa saber antecipadamente para não criar expectativas e acabar desistindo depois de criar seu podcast:

Fazer podcast não é fácil

Criar um podcast poder ser simples, posso lhe dar 5 passos pra isso, mas está longe de ser algo fácil, requer tempo e dedicação ao produto final. Não fantasie que aquela 1 hora de programa que você ouviu levou uma ou duas horas para ser feito. Levando todos os itens em consideração, passando desde a ideia e pauta até gravação e edição, a maioria dos podcasters dirío que levam em torno de 20 horas no processo, isso sem falar em conseguir participantes, arranjar datas e horários etc.

Você NÃO terá uma alta audiência no iní­cio

Quem não fica deslumbrado ao entrar em um site e ver um post com dezenas e mais dezenas de comentários? Ao fazer sua primeira publicação, você espera algo parecido. Isso não acontecerá. A menos que outros podcasters mais antigos lhe deem aquela ajuda, seu crescimento será lento e gradativo, isso se você se esforçar bastante para fazer algo de qualidade. Hoje em dia, cada vez mais, quem ouve podcast não ouve apenas um podcast, então procure ter algum diferencial em relação a outros podcasts de sua temática e os downloads e comentários virío.

Segundo Todd Cochrane, CEO da Blubrry, a média mundial de um podcast gira em torno de 500 downloads. Então, se você já conseguiu atingir este número, considere-se uma exceção. Este número pode parecer baixo, mas você estará no “Top-Half” mundial.

Seus Page Views serío menores que seus downloads, lide com isso

Podcast é um produto transmitido através de feed, a maioria esmagadora das pessoas que ouvem podcast ouvem por feed, ou seja, você não terá o page view dessas pessoas.

“Ah, mas eu não uso feed porque dou valor ao page view. Não custa nada ele entrar no site e fazer o download.”

Primeiramente, deixo claro (assim como em vários artigos), o feed transforma seu arquivo de áudio em um podcast. Sem feed não há podcast. Ele foi criado dessa forma. Em alguns tipos de site, o feed é uma alternativa pra quem não quer ficar acessando o site pra verificar se há atualizações, no caso do podcast, o site é a alternativa pra quem não quer ou não gosta de usar feeds.

Há dezenas de podcasts que não tem site, publicam apenas por feed.

O que pode ser feito pra contornar esse problema?

Ao longo do tempo você vai construir um relacionamento com essa pessoa. Você vai ganhar a sua confiança. Você vai acabar criando uma dependência de suas informações. Para onde eles vío? Você adivinhou. Seu site. O que isso significa? Isso significa que você pode ter menos pessoas indo para o seu site, mas as pessoas que forem realmente procuram algo em seu site. Assim, mesmo a desvantagem de podcasting (menos tráfego) resulta em uma coisa boa (melhores conversões).

Uma maneira de levar o ouvinte para o seu site é falar sobre algo visual como artes de ouvintes ou links para algo que você comentou e gostou. Se uma pessoa realmente quer ver o que você está falando, ela irá para o seu site.

Uma outra alternativa é produzir conteúdo em seu site além do podcast, eu fiz isso e consegui ter um grande aumento no número de page views.


Escrevi isto porque fico triste em ver podcasts que começam com bastante potencial e que me conquistam acabando devido as frustrações dos números ou falta de tempo depois que veem que não é algo rápido e fácil de ser feito.

Se você entende inglês, você pode ouvir mais sobre este tema no School of Podcasting clicando aqui.

Se depois desses esclarecimentos, você ainda quer produzir um podcast, leia este tutorial com todos os passos e itens básicos necessários para começar o seu:

About the Author
Criador curioso de sites, editor mais curioso ainda de podcasts. Viciado em séries e podcasts. Leitor nato e aspirante a cientista da computação.