Leitura de emails

27 março 2014 Por Ricardo Delcastanher
Leitura de emails

Assim como acredito que não há temas saturados em podcasts, também acredito que não há regras para leitura de emails. Podcast é igual a gosto: cada um tem o seu. E gosto é igual a c… Você entendeu. Acontece que assim como gosto, que não se discute mas que todo mundo adora julgar o dos outros, não vou discutir sobre leitura de emails e feedbacks em podcast. Mas veja bem…

Muito se comenta sobre ter ou não ter leitura de emails nos programas. Se essa leitura deve ser no início, no final ou em um episódio separado. Ler os emails e comentários e gravar em áudio parece ótimo para agradar a ouvintes. Mas responder apenas por email, comentário ou redes sociais também é uma forma de feedback, e não menos importante.

Leitura de emails no começo é bom para fechar o assunto do episódio passado. Mas ocupa uma “posição de destaque” e não tem nada a ver com o assunto do episódio atual. Leitura no final faz com que o episódio vá direto ao assunto. Mas quando o ouvinte termina de escutar, foi o assunto do episódio passado que ficou na cabeça dele. Em um episódio separado a leitura de emails não atrapalha ninguém. Mas é um episódio a mais para produzir. E sem a mesma audiência do episódio principal.

Decidir qual dessas é a melhor opção cabe apenas ao podcaster. Como você gosta da leitura de emails? Faça assim no seu podcast.

Mas a questão que quero levantar é: e quando você for apresentar podcast a quem ainda não conhece a mídia?

É quase unânime: escolha um assunto que o não iniciado goste e indique um programa desse assunto para ele. Marketing de rede, por exemplo. Envie o MP3 e torça para que ouça. Ele colocou no celular e apertou o play. Vitória! Mas aí começa uma leitura de emails, longa, e que não é sobre Marketing de Rede. Terá essa pessoa paciência para esperar até que chegue o assunto que lhe interessa?

Não responda como ouvinte de podcast. Responda como um novato. Imagine que você nunca leu um livro e um amigo, leitor contumaz, descobre que você gosta de podcast. Ele lhe indica um livro. Então você começa a ler e vem páginas e mais páginas falando sobre… outro assunto!? Você ainda não tem intimidade com aquilo e por isso não sabe direito se ele lhe indicou o livro errado ou se dá pra pular pro meio sem perder muita coisa.

Ao tomar sua decisão sobre a leitura de emails, que tal agradar não apenas os milhares de ouvintes de podcast do Brasil, mas também os milhões de usuários de Internet que ainda não sabem o que é podcast?

O Telhacast #77 foi o último episódio desse podcast a ter leitura de emails antes do assunto abordado.

Euler ETI Euler ETI