Passo a passo para o seu primeiro podcast

13 janeiro 2016 Por Kell Bonassoli
Passo a passo para o seu primeiro podcast

Outro dia, meu filho estava indignado por não conseguir amarrar os cadarços de seu tênis:

Mãe, é impossível. Não vou conseguir.

Filho, ninguém nasce sabendo. Lembra que quando você era bebê você não sabia nem falar e nem andar? Seu pai e eu segurávamos na sua mão e você tentava ir de um ao outro. Era muito engraçado. Você queria chegar rápido e acabava se jogando. Daí a gente tinha que segurar para você não cair de cara no chão. E então, um dia você deu um passinho, depois deu dois, e teve um dia em que você conseguiu andar até o papai. Depois disso, não demorou muito para você andar sozinho, sair correndo e até se pendurar na estante. Lembra?

Pois é, meus amigos. Se tudo na vida é feito de tentar, fracassar e tentar de novo, porque raios as pessoas acham que tem que ser perfeitas logo na primeira vez?

A dica que eu dou é: esqueça seus medos e tente hoje.

Eu não sei como você é, mas eu (e boa parte da população mundial) acha muito mais simples começar algo novo seguindo um passo a passo (baby steps), e é por isto que darei aqui instruções precisas e bem fechadas, para que você aprenda a caminhar e sinta-se seguro para correr, pular e dançar sem dar de cara no chão. 😉

Preparação do primeiro podcast

Você vai precisar de:

  • Smartphone ou Tablet
  • Acesso à internet
  • Texto para gravação

Smartphone

A maioria dos nossos tutoriais no Mundo Podcast recomenda que você utilize um microfone e que faça a melhor captação possível, mas atualmente, o Smartphone tem demonstrado grande praticidade e muitos aparelhos tem melhor qualidade do que muito microfone para computador. Além disto, quero que você foque menos na tecnologia e mais na experiência de gravar a sua voz. No fim das contas, menos é mais.

Acesso à internet

Para este experimento sugiro que você use o Spreaker. Ele é multiplataforma, então é acessível para usuários de iPhone e de aparelhos com Android. Você vai precisar de conexão para baixar o aplicativo, para publicar o seu áudio, mas não precisa de conexão para realizar as gravações.

Texto para gravação

[saudação] eu sou o [seu nome] e este é o meu primeiro experimento de gravação de podcast.

O podcast é uma maneira descolada e divertida de dividir conteúdo com o planeta utilizando recursos simples e baratos. No meu caso, estou usando o meu celular e a minha voz. Isso mesmo. Apenas isto.

É muito fácil. Você também deveria tentar.

Se você gostou e ficou curioso, passe lá no mundopodcast.com.br para aprender como faz.

[despedida]

Ouça um exemplo: Seu Primeiro Podcast

Roteiro

  1. Escolha um lugar tranquilo
  2. Leia o texto em voz alta várias vezes até sentir que está confortável com todas as palavras e entonações
  3. Grave várias vezes de maneira linear, pois neste primeiro experimento não faremos a edição. (do jeito que você fizer é como vai ficar)
  4. Escute a sua voz e não se preocupe se achar estranho. É MUITO comum detestar a própria voz ao ouvir gravada. Isso acontece por nosso cérebro registrar nossa voz tanto pelo o que entra pelos ouvidos quanto pela reverberação interna no nosso próprio corpo. Então relaxa, você vai estranhar mesmo.
  5. Para um tutorial detalhado de como usar o Spreaker no celular, clique aqui. (Você pode gravar de diversas formas, mas sugerimos o Spreaker neste primeiro experimento por já reunir gravador e local para publicar em um mesmo acesso.)

Pronto! Você acaba de gravar e publicar o seu primeiro podcast.

Deixe seu comentário contando como foi sua experiência, quais dificuldades sentiu e o link da sua primeira gravação. Vamos amar ouvir seu experimento. 🙂

 

Euler ETI Euler ETI