Podcast dá dinheiro?

9 março 2014 Por Ricardo Delcastanher
Podcast dá dinheiro?

No livro Trabalhe 4 Horas Por Semana, Timothy Ferriss comenta que, basicamente, as pessoas querem ser ricas para ter alguma coisa, ser alguma coisa e fazer alguma coisa. No caso dele, ele queria ter um Aston Martin BDB9, ser um lutador de Kick Boxing e fazer uma visita no litoral da Croácia. Ao perceber que poderia ter tudo isso pagando parcelado, o autor definiu o valor mensal que precisava e foi atrás de algo que lhe garantisse essa renda para poder ter, ser e fazer o que sonhava, sem precisar ser rico. Depois ele passa o resto do livro ensinando como fez para trabalhar apenas quatro horas por semana alcançando a renda desejada, dicas que em sua maioria funcionam só pra quem mora nos Estados Unidos, infelizmente.

E você? O que você entende por “dar dinheiro”? Você quer que o podcast dê dinheiro o suficiente para pagar a hospedagem dos seus arquivos? Para sustentar o host? Sustentar a equipe? Para sustentar as famílias da sua equipe?

Se você não faz podcast para ganhar dinheiro, não precisa xingar nos comentários. Provavelmente esse post não é pra você.

Fazer podcast por hobby ou por dinheiro?

Tudo o que você vê por aí pode ser feito por hobby, pode ser feito como “bico” ou pode ser feito como profissão. Muitas pessoas trabalham como jornalistas, mas nem todos ganham como um William Bonner. Muitos trabalham em rádio, mas nem todos ganham como um Emílio Surita.

Você sabia que enquanto discutimos se a internet vai matar o jornal impresso, jornais de bairro de grandes cidades sustentam a família de seu editor? Que em cidades do interior, esquecidas pelos grandes players, Jornais e Rádios locais enriquecem seus fundadores?

Portanto, tudo depende do seu esforço, da sua criatividade, do mercado que está querendo atingir. Tudo pode dar dinheiro. Só depende de quanto tempo e esforço está disposto a investir.