O que o podcast pode te proporcionar

20 outubro 2015 Por Thiago Miro
O que o podcast pode te proporcionar

O podcast é uma ferramenta que possui as mais diversas usabilidades, seja para ouvintes ou produtores. Se você está pensando em criar um podcast e não pensou em um motivo bom o suficiente para dar o start no seu trabalho, veja algumas coisas que a mídia poderá te proporcionar.

Aprendizado

O podcast, como um todo, irá te proporcionar basicamente dois tipos de aprendizagem.

Ao produzir um podcast você lidará com uma série de novas ferramentas, até então estranhas, como códigos, programação, edição, publicação, redes sociais com fins de divulgação. Você terá todo um novo conhecimento que poderá, mais tarde, render até mesmo trabalhos na área.

O segundo tipo de aprendizado será o aprofundamento em sua área de conhecimento. Para cada novo episódio será exigido de você pesquisa e roteirização, isso te fará aprender cada vez mais. E em casos de podcasts de temas variados, onde nem sempre o tema é de conhecimento profundo dos participantes, o aprendizado será ainda maior.

Como diz o Randal Bergamasco, host do Na Porteira Cast, cada novo é episódio é um mar de aprendizado que ele absorve.

Novas e duradouras amizades

Esta é uma das principais vantagens, as pessoas com quem você se conecta. A podosfera “funciona” como uma espécie de rede social. Em geral, os produtores costumam se relacionar com praticamente todos os outros produtores, tendo mais afinidades com alguns e gerando grandes amizades.

Atualmente tenho pessoas que nunca vi pessoalmente, mas que considero grandes amigos que levarei para a vida inteira.

Credibilidade

Tonar-se uma referência é uma das consequências de ser um podcaster. Ao publicar um podcast sobre um tema específico te dará cada vez mais credibilidade para falar sobre tal assunto.

Vou falar aqui do meu querido Bruno Costa, do Cinecast. O cara criou um podcast de cinema, estuda o cinema e produz um material espetacular com suas pesquisas para o podcast. Quando falamos em cinema, o Bruno é uma das primeiras referências que fazemos. Se formos falar de cinema em podcasts, é ele quem vamos convidar primeiro.

Isso pode ser expandido para todos os níveis profissionais.

Mudar vidas

Todos os podcasts, independente da temática abordada, possuem relatos de pessoas que mudaram ao ouví-los. Seja atingindo pelo lado humorístico, empreendedor, emocional, não importa, uma coisa é fato: O podcast muda vidas.

Uma coisa simples, apenas o fato de você não ter mais que encarar horas chatas no trânsito, seja de carro ou ônibus, da mesma forma já é um ganho, uma mudança significante.

Não vou aprofundar, mas existem relatos de pessoas passaram por internações hospitalares de forma mais agradável por ouvir podcasts, pessoas que reviram conceitos sobre religiosidade, pessoas que deixaram de usar drogas, pessoas que procuraram ajuda para depressão etc. São infindáveis os benefícios de ouvir podcast.

Diversão

O principal motivo para criar um podcast, você vai se divertir. Gravar cada episódio é sempre uma satisfação pessoal, seja rindo ou se emocionando. Essa mídia é apaixonante.

Mesmo que não renda financeiramente, enquanto for divertido, vale a pena fazer.