Gente, ouve meu podcast. Não está perfeito, mas foi feito com carinho.
Miro, publiquei meu primeiro episódio. Não está tío bem editado, mas o conteúdo está bom.
– Cara, eu ouvi um episódio teu, gostei e estou ouvindo todos.
– Puts, cara, que coragem de ouvir tudo.
Ah, eu sei que o áudio está ruim, mas ouve lá e diz o que acha.
Ouça o pior podcast já feito sobre tal assunto.
Sério, quem é o profissional de marketing desses caras? Onde diabos esse povo aprendeu que maldizer a própria produção vai fazer alguém ter interesse naquilo? Se você mesmo está dizendo que seu podcast está ruim, que está mal feito, mal editado etc. O que você acha que quem ouve irá concluir?
Aqui no Mundo Podcast (mais especificamente no Os Comentadores), recebemos vários e-mails de podcasters apresentando seus podcasts dessa forma. Se você, produtor, apresenta seu podcast dizendo que ele não está bom, que está meia-boca, eu nem vou me dar ao trabalho de ouvir.
É importante ressaltar que o inverso ocorre também. í€s vezes, o podcaster confia tanto naquilo que produziu, que faz com que os ouvintes fiquem curiosos. Pode até acontecer de não gostarem, mas os pontos de vista já serío diferente. Já se você começa dizendo que não está tío bom…
O ponto é: Pare de se denegrir. Se você acha que seu podcast não está bom, é certo que os outros vío achar uma “merda”.
Você quer ser ouvido não apenas uma vez?
O primeiro passo é você produzir algo que você mesmo fique satisfeito. Você tem que ouvir seu próprio podcast e dizer “isso tá muito foda” antes de ter a expectativa que os outros achem isso.
Do contrário, não publica.
E pra não terminar com um clima tenso, deixa eu quebrar o gelo aqui.