Podcasts e sua função social

7 dezembro 2012 Por Thiago Miro
Podcasts e sua função social

Não é de hoje que o podcast vem sendo usado para educar, esta é uma mídia que atinge centenas de milhares de pessoas. Existem podcasts para todos os gostos, imagine um tema e haverá um podcast com pelo menos um episódio sobre ele, se não houver, você pode sugerir aos podcasters e o tema será debatido, ou seja, esta é uma mídia com um alcance imenso e que trouxe de volta algo que estava perdido, o vinculo do “radialista” com o ouvinte.

Devido a este vinculo, o podcasters exercem uma grande influência sobre o ouvinte, influência esta que pode ser usada pro bem ou não.

Felizmente, muitos podcasts tem usado este poder de influência da uma boa maneira, levando conteúdo de qualidade e relevância aos seus ouvintes como é caso de podcasts como o Papo Lendário, Aspiracast, Café Brasil e o Fronteiras da Ciência.

Até então, o podcast estava exercendo uma grande função educacional, já vimos muitos e-mails de ouvintes dizendo que estudaram para prova usando podcasts de base e se saíram bem em suas provas no colégio e até em vestibulares. Agora, os podcasts começaram a exercer uma função social, estão trazendo conteúdo relevante a toda a sociedade.

Resolvi destacar neste post alguns episódios de podcasts que nos ajudaram a entender como é o mundo “desconhecido” dos cegos, o que pensam, como  estudam, como assistem filmes etc.


No episódio 256 do Nerdcast tivemos o Lucas Radaelli, programador, mostrando um lado comportamental da rotina de uma pessoa cega, mostrando como as pessoas que enxergam devem se portar com alguém que não enxerga. Certamente, este Nerdcast mudou a percepção de muitas pessoas sobre o tema.

Link -> http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-256-cegos-nerds-e-loucos/


Podcasts e sua função social

No episódio 270 do Rapaduracast, os participantes juntos com Lucas Radaelli e Sarah B. Marques conversaram sobre alguns temas relacionados a cultura pop e os cegos, sobre a melhor forma de falar sobre assunto, como abordar um cego, como funciona a audiodescrição, se é possível ter nos cinemas do Brasil e mais alguns temas relevantes aos cegos no cinema.

Link -> http://cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast-podcast/7857/rapaduracast-270-cegos-e-o-cinema/


Podcasts e sua função social

Aqui mesmo no Telhacast também já debatemos o assunto no episódio 55, onde entrevistamos o Victor Caparica, cego, Professor e podcaster. Neste episódio abordamos dois temas, o lado psicológico em uma pessoa que acabou de adquirir a deficiência e o lado podcaster, onde apresentamos ferramentas disponíveis e acessíveis para cegos poderem produzir um podcast. Como o próprio Victor falou no episódio, qualquer pessoa que ouve podcast tem vontade de produzir um, com alguém cego não seria diferente.

Link -> http://mundopodcast.com.br/telhacast/telhacast-55-arquivo-confidencial-victor-caparica/


Podcasts e sua função social

Mais recentemente, o Ovos Zumbis lançou um episódio para abordar os games para deficientes visuais. Eu estive neste episódio, onde falamos de diversos jogos para cegos, sobre o mercado de jogos e sobre o desenvolvimento deste mercado. Todo um lado gamer foi tratado neste episódio que exige o uso de fones de ouvidos para que você aproveite cada nuância da edição.

Link -> http://ovoszumbis.com.br/ovoszumbis/wordpress/index.php/2012/11/oz-026-especial-audio-games/


Se alguém souber de outro podcast com temática parecida, não deixe de informar nos comentários, eu atualizarei o post.

Euler ETI Euler ETI