Cá estou para falar sobre aplicativos para podcasts, a nossa querida mídia, e em especial os que estão disponíveis para os aparelhos da maçí.
E para isso nada como estrear com um pleonasmo: começando do começo. Nos primórdios do iOS os podcasts ficavam dentro do app música, dividindo espaço com as suas playlists, ringtones, audiobooks e iTunes U. Pode parecer confuso, mas por ficar diretamente relacionado ao iTunes o tornava um excelente meio de se conectar í podosfera. Afinal o reprodutor de músicas e vídeos do finado Steve Jobs possui nada mais nada menos que o maior diretório de podcasts da galáxia, pelo menos até onde sabemos. Essa é a forma mais fácil de conhecer novos programas com temas do seu interesse.
Podcasts no iOS 6
Na sexta versão do sistema operacional os podcasts ganharam um aplicativo exclusivo chamado, veja que originalidade, de Podcasts. Em sua primeira aparição o app abusava do skeumorfismo, que apesar do nome skisito (não resisti!) nada mais é do que inserir no design o formato já associado ao elemento anteriormente. Traduzindo: o aplicativo simulava um toca-fitas daqueles usados no século passado. Confesso que gostava dessa aparência, pois como todo produto Apple mostrava capricho nos detalhes, como animações e texturas.
A reformulação vista no iOS 7, com seu visual mais clean, também afetou o nosso querido app que deixou de lado o estilo retrô. Atualmente a interface possui cinco abas na parte inferior, onde a primeira -œPodcasts- mostra todos os programas assinados em formato de grade ou lista, e quantos episódios ainda não foram ouvidos. É possível configurar se quer transferir automaticamente os novos episódios, manter ou apagar os antigos e mesmo ouvi-los por streaming.
A seguinte -œEmissoras- é usada para a criação de playlists para que possa decidir a melhor forma de consumir o seu conteúdo. A terceira -œDestaques- é a menina-dos-olhos de todo podcaster, afinal é a parte da iTunes Store dedicada ao nosso broadcasting. Sejamos francos, quem não quer ter seu programa girando no banner superior? Hein, hein?! Se bem que um quadradinho em -œNovos e Recomendados- ou mesmo um pequeno retngulo abaixo já é uma grande divulgação! A quarta -œTop Charts- é a minha preferida. Lá está o ranking aberto por categorias e subcategorias. Há quem pense que essa classificação é ruim, pois alimenta o mimimi do tipo -œo meu é maior que o seu, lá lá lá lá-. Não vejo desta forma. Como vou encontrar as pessoas que estão fazendo programas na mesma linha que o meu? Quem se destaca nesse nicho? Como posso evoluir? É assim que encaro o top charts. Vou em Categorias > Jogos e Hobbies > Outros Jogos e pronto! Taí a galera da minha praia!
Se você usa iOS ou até mesmo pra quem não tem, afinal é só baixar o iTunes pro seu computador e navegar pela iTunes Store, esse é um exercício que eu recomendo principalmente para quem está começando!