Quais as principais funções de um smart speaker? - Mundo Podcast 

Quais as principais funções de um smart speaker?

16 outubro 2020 Por Mundo Podcast
Quais as principais funções de um smart speaker?

Os smart speakers não apenas tem se popularizado como também temos visto cada vez mais aparelhos compatíveis com os mesmos. Um dos modelos mais conhecidos é o Echo da Amazon. No entanto, como funcionam e como podem impactar sua rotina? Neste artigo vamos entender melhor sobre as principais funcionalidades deste aparelho. 

O smart speaker pode operar, principalmente, por meio de assistentes virtuais. Seja o Google, Alexa da Amazon e Apple, funciona através de ativação de voz. Uma vez que você fala seu nome e assim chamar sua atenção basta dar instruções de comando. Ao decorrer de seu uso a tecnologia aprende seus hábitos e preferências coletando suas informações. Dessa forma, seus comandados podem ser cada vez mais detalhados e personalizados. 

A tecnologia foi chegando aos poucos no Brasil e tem se firmado como uma nova maneira de manejar as tarefas do dia a dia. Capaz de se conectar com sua agenda, pode por exemplo te marcar seus compromissos, lembrar dá conta que vai vencer, do dentista no dia seguinte, etc. Sempre esquece de comprar o café pro escritório? Você pode pedir para o Google ou a Alexa te lembrar no próximo dia de compras.

O aparelhos costuma funcionar através de um cabo que permite que seja conectado à eletricidade. O smart speaker ainda conta com tecnologia Bluetooth e com Wi-Fi dual band compatível com diferentes redes. Existem ainda modelos que podem integrar um controlador de smart home com o qual é possível gerenciar outros dispositivos da casa.

No entanto, é importante ressaltar que nem todos possuem os mesmos tipos de conectividade. Existe, por exemplo, modelos que contam apenas com Wi-Fi, outros com Bluetooth, enquanto alguns permitem usar as duas tecnologias em conjunto.

É possível também tornar rotina mais fluida. Diversos aparelhos domésticos agora contam com sistema inteligente acionador por voz. Faça o café, ligar a torradeira, acione o despertador. Tudo pronto assim que você acorda. Ficou com dúvida se deixou algo ligado? Pode instalar o sistema que verifique se as portas e aparelhos estão ligados e conferir mesmo após ter saído de casa ou do escritório.

Entre as funcionalidades mais populares no entanto estão justamente aquelas usadas para deixar o ambiente mais agradável. Controle a música, o clima e as luzes. Garanta que tudo esteja como precisa ou como está se sentido no momento seja para começar ou encerrar o dia. Faça uma playlist que toca enquanto trabalha, ou diminua as luzes ao fim do dia para ir se preparando para dormir, etc.

O que existe de mais atraentes na tecnologia é justamente sua infinita capacidade de personalização. O número de aparelhos compatíveis tem crescido de acordo com a crescente demanda. Portanto pode ser útil tanto para trabalho como para o lazer e funcionalidades domésticas. Essa ampla gama de opções atrelada ao custo relativamente baixo tem feito do smart speaker um aparelho cada vez mais presente.