Quem nío deveria iniciar um podcast? - Mundo Podcast 

Quem nío deveria iniciar um podcast?

10 novembro 2015 Por Thiago Miro
Quem nío deveria iniciar um podcast?

No Mundo Podcast gostamos de ajudar pessoas a planejarem, lançarem e crescerem com seus podcasts. Sempre ficamos animados em espalhar a mí­dia, apresentá-la í  novas pessoas e mostrar as razões do quío benéfico um podcast pode ser para elas ou seus negócios.

Entretanto, há algumas circunstncias onde temos que desencorajar as pessoas quando querem começar um podcast. Entío, se você pensa em iniciar um podcast, aqui estío algumas razões pelas quais você nío deve ter como meta principal (pelo menos nío no iní­cio).

Eu quero viver de podcast, agora!

Sim, é possí­vel ganhar dinheiro, quem sabe até mesmo ganhar a vida com seu podcast. Mas se esse é o seu objetivo, desista. Ou siga em frente e quebre a cara. Nesta mí­dia as oportunidades de monetizaçío sío poucas e começam a surgir apenas quando você constrói relações e estabelece uma situaçío em que os seus ouvintes confiam e valorizam o que você diz. Esta nío é uma coisa que acontece da noite para o dia, pode levar anos para chegar nesse ponto.

E você pode nunca chegar…

Eu quero ter muitos downloads e pageviews

Novamente, isso é algo que você pode certamente alcançar. Na verdade, podcast é uma das melhores maneiras de construir o tráfego no seu site, mas… nío do dia para a noite. Leva tempo para conquistar a confiança das pessoas.

Uma exceçío a esta regra é o caso de celebridades ou personalidades de mí­dia que já possuem um público seguidor. Porém, a maioria dos novos podcasters nío possuem audiência alguma. E, a fim de efetivamente construir uma audiência, você precisa gastar tempo e esforço, interagir com seus ouvintes e criar o melhor conteúdo possí­vel para os seus primeiros ouvintes.

Esqueça a fixaçío de metas de conseguir 100 ou 200 downloads e concentre-se sobre aqueles que já estío ouvindo e que querem ouvir o que você tem a dizer. Se você construir relacionamentos fortes com essas pessoas, elas acabarío por ser os que falarío sobre o seu programa para outras pessoas e, gradualmente, fazer a sua audiência crescer.

Eu nío quero compartilhar conhecimento de graça

Um podcast pode ser ótimo para você ou sua empresa, mas a informaçío e conteúdos colocados nele tem que ser útil para seus ouvintes e nío só para você. Quando alguém descobre seu podcast, ou um de seus episódios, ela vai tomar a decisío de ouvir ou nío com base no que ela pode obter de seu conteúdo. As pessoas geralmente querem aprender ou absorver algo quando consomem conteúdo. Se você olhar para alguns dos tí­tulos populares de publicações na internet, haverá um grande número de “Como fazer…” ou “5 dicas para…” ou “7 maneiras de…” etc.

Você pode pensar que se você der tudo de graça ninguém vai precisar pagar por isso. ERRADO.

Em primeiro lugar, as informações e conhecimentos divulgados por você ou sua empresa já está disponí­vel em algum lugar on-line e, provavelmente, também gratuitamente. Você prefere que as pessoas venham a você ou prefere vê-las indo a outro lugar encontrar essa informaçío?

Em segundo lugar, quando você alcança e impacta alguém, dando-lhe conteúdo livre e informações úteis, essa pessoa vai sentir um sentimento de gratidío para com você. Muitos podem nunca te contratar ou contratar seus serviços, mas vai chegar um ponto em que alguns (ou pessoas que elas conheçam) precisarío do que você tem a oferecer. E aí­, quem você acha que eles irío procurar para tal?

Eu nío tenho tempo para interagir com as pessoas e construir relacionamentos

Se você acha que as interações e relacionamentos com seus ouvintes sío um desperdí­cio de seu tempo, se você nunca tirou um tempo para responder í queles que entram em contato com você, seja para agradecer pelo seu conteúdo ou para pedir ajuda, nío comece um podcast. Com ou sem razío, eles podem começar a vê-lo como inacessí­vel ou indiferente.

Eu entendo, você provavelmente pode nío ter tempo para sentar e responder a todas as perguntas que chegam em sua caixa de entrada – muitas vezes alguma “coisa simples” que pode levar 20 a 30 minutos para responder. Uma boa dica é ver estas questões como oportunidades para um conteúdo futuro. Raramente você será solicitado para algo que apenas uma pessoa quer saber a resposta. Entío, agradeça í s pessoas por suas perguntas e esforce-se para lidar com elas com paciência.

Eu vou copiar um podcast ou podcaster existente

Enquanto determinados podcasts ou podcasters possam ter influenciado sua decisío de iniciar o seu próprio podcast, tenha em mente que ele deve representar a sua própria personalidade, nío a de outra pessoa.

Fazer podcast te faz “í­ntimo” do ouvinte, entío é difí­cil fingir por muito tempo. As pessoas vío perceber se você nío estiver sendo verdadeiro. Se você está copiando um podcast de sucesso, as pessoas nío iriam preferir ouvir o original ao invés do Cópiacast?

A única maneira de ter um impacto positivo e duradouro é colocar sua personalidade no podcast. Isso soará genuí­no e autêntico, simplesmente porque ele é. E irá atrair pessoas que tenham afinidades.

Nío há nada de errado em aprender com os outros, absorvendo as coisas boas, suas técnicas etc. Mas, você precisa aplicar sua personalidade e nío simplesmente tornar-se uma caricatura de um outro podcaster.

Nenhum destes problemas se aplica a mim

Entío você absolutamente deve começar um podcast! Há uma abundncia de recursos aqui no Mundo Podcast para você começar. Dê o primeiro passo e comece a execuçío do seu próprio podcast, fazendo a diferença em sua área, sua comunidade e na vida dos seus ouvintes. Divirta-se!

 

Adaptado de: http://www.thepodcasthost.com/blog/who-should-not-start-a-podcast/