Rhythmbox – Gerenciador de podcasts para linux

9 julho 2015 Por Daniel Ferreira
Rhythmbox – Gerenciador de podcasts para linux

Olá, vamos falar um pouco sobre o Rhythmbox, o player de música padrão do Gnome desktop e de algumas outras distribuições. Esse player de música é bem completo, porém é exclusivo para Linux. Mais informações sobre ele, podem ser encontradas aqui.

No meu caso, vou falar sobre ele tomando como base minha distribuição, o Ubuntu.

Como baixar podcast usando o Rhythmbox

Para instalá-lo, vá até a “Central de programas” da sua distribuição (No meu caso, a “Central de programas do Ubuntu”, vá até o campo de pesquisa (a lupa, no lado superior direito) e pesquise por “Rhythmbox”.

Após isso, clique em instalar e digite sua senha depois de solicitado.

instalação do rhythmbox

Clique na imagem para ampliá-la

Outra forma que instalar ele é pelo “Gerenciador de pacotes Synaptic” (disponível em algumas distribuições Linux apenas).

Depois de aberto o programa, Vá até o campo de pesquisa (a lupa no campo superior) e pesquise por “Rhythmbox”.

Método alternativo de instalação do rhythmbox

Clique na imagem para ampliá-la

Depois da pesquisa, selecione o “Rhythmbox” clicando com o botão direito do mouse nele e selecione a opção “Marcar para instalação”. Após isso selecione “Aplicar” e digite sua senha quando solicitado.

instalando o rhythmbox

Clique na imagem para ampliá-la

Tela inicial do Rhythmbox

tela inicial do rhythmbox

Clique na imagem para ampliá-la

Os principais campos que podemos ver são:

  • Fila de reprodução
  • Música
  • Podcasts
  • Last.fm
  • Libre.fm
  • Radio

Falarei mais sobre os três primeiros.

O primeiro campo, chamado fila de reprodução é usado para reproduzir os podcasts (como veremos mais abaixo). As músicas do seu PC não aparecem aqui, e sim na aba “Músicas”.

Campo Músicas do rhythmbox

Clique na imagem para ampliá-la

A próxima aba é de músicas, e mostra as músicas que você tem em seu computador. As músicas que você importa de um dispositivo externo (como celular) não aparecem aqui e será visto mais pra frente.

Aba músicas do rhythmbox

Clique na imagem para ampliá-la

A próxima é a aba “Podcasts”, onde falarei como podemos adicionar um podcast para ouvirmos.

Aba podcasts no rhythmbox

Clique na imagem para ampliá-la

Primeiramente, clique em “Adicionar”. Na tela abaixo, vemos um campo de pesquisa, onde podemos procurar pelos podcast desejado.

Pesquisando podcasts

Clique na imagem para ampliá-la

Agora, precisamos apenas saber o nome do podcast que desejamos ouvir. Depois disso, clicamos em “pesquisar”. Depois da pesquisa, se quisermos, podemos clicar no podcast e conferir na lista de episódios, se é realmente o podcast que ouvimos. Após, clique em “Assinar”.

Agora, voltemos a aba de “Podcasts”. É aqui que baixamos os episódios que queremos ouvir. Para isso, clicamos com o botão direito no episódio que queremos ouvir, e selecionamos “Baixar episódio”.

Depois de baixar, arrastamos o episódio até a aba “Fila de reprodução”. Agora é só ouvir!

Sincronização

Mais uma aba aparece quando conectamos nosso celular ao computador, a aba Dispositivos.

Aba dispositivos

Clique na imagem para ampliá-la

Depois de conectar meu celular, fui conferir se o print para o tutorial estava ok, nisso o programa já havia sincronizado todas as minhas músicas sem eu precisar pedir!

Na minha opinião, o Rhythmbox é muito vantajoso por ser o reprodutor de música padrão de certas distribuições e por baixar automaticamente os podcasts assim que está disponível.

Eu tive um caso de instabilidade com o programa, onde ele fechou do nada, mas em minha opinião, é muito intuitivo e com visual bem simples. Além do mais, dependendo do desktop que estiver usando, ele tem integração com o painel de controle.

Euler ETI Euler ETI