Podcast sem feed não é Podcast

20 maio 2014 Por Ricardo Delcastanher
Podcast sem feed não é Podcast

Voltando à analogia com lanchonetes

Num belo dia, o dono de uma lanchonete acorda e resolver aumentar o alcance dos seus produtos. Contrata um motoboy que leva seus lanches até as casas dos clientes. Resolve chamar isso de Delivery e coloca uma placa em seu estabelecimento. O concorrente da frente percebe e coloca uma placa igual. Indagado sobre por que colocou aquela placa ali se ele não tem serviço de entrega, ele responde: “Minha comida, meu atendimento e tudo mais aqui são iguais ou até melhores que os dele. Vocês não podem tirar meu título de Delivery só porque não tenho serviço de entrega!”

Perceba que ninguém estava questionando a qualidade dos serviços do concorrente. E que Delivery nunca foi um termo usado como sinal de status.

Podcasting é o termo usado para a distribuição de conteúdo pela Internet através de um feed RSS. Podemos chamar o conteúdo distribuído dessa forma de Podcast. Se seu conteúdo (áudio, vídeo etc) não é distribuído dessa forma, ele não é Podcast.
Ninguém está questionando a qualidade do seu conteúdo. E Podcast nunca foi um termo usado como sinal de status.

Portanto, quando alguém falar que “sem feed não é Podcast“, não fique nervoso. Provavelmente essa pessoa está preocupada com o uso correto das terminologias. Assim como helicóptero não é avião, caminhão não é carro, Galaxy Tab não é iPad, programa em áudio no formato MP3 sem um feed não é podcast.