Vale a pena começar um podcast?

17 abril 2014 Por Thiago Miro
Vale a pena começar um podcast?

Existem várias maneiras de se fazer podcast: Você pode gravar com seus amigos, usar equipamentos caros, realizar edições lindas e publicar o áudio em um lindo site, assim como você também pode gravar só, apenas com seu celular, sem edição e publicar através de um serviço dedicado como o SoundCloud ou o Podomatic. Mas nos atendo ao formato de gravar com amigos e editar completamente o episódio: Vale a pena iniciar um podcast?

Fazer podcast demanda dedicação e tempo, muito tempo. Apenas o processo técnico (gravação e edição) pode tomar um dia completo de trabalho. Isso sem falar na produção das pautas, que pode levar literalmente meses dependendo da temática do seu programa. Você tem tempo e disposição pra investir nisso?

Eu acredito que a produção de um episódio também não é algo que deva ser feita “quando der”, a concorrência hoje em dia é grande e já existem muitos podcasts de qualidade inquestionável. Eu entendo quando não é mais possível manter a periodicidade de um podcast em sua forma original, como ocorre com o Descontrole, porém o Descontrole já provou sua qualidade fazendo com o que os ouvintes esperem mesmo assim pelos episódios ficarem prontos “quando der”.

O problema que gostaria de levantar uma discussão é que tenho visto muita gente já planejando começar a produzir um podcast dessa forma.

Penso o seguinte: Se você não tem tempo para se dedicar a produção do seu podcast, NÃO COMECE.