Dividir e unir faixas no Garage Band

6 março 2014 Por Puri
Dividir e unir faixas no Garage Band

Salve galera! No tutorial de hoje vou dar início a edição de um podcast no GarageBand, começando pelo mais básico que é a divisão de faixas de áudio.

Sempre que um podcast é gravado, com certeza haverá algo que você queria retirar na edição, seja um espirro, ou um palavrão, ou até mesmo o mais comum: espaço em branco. Acontece que as pessoas costumam dar intervalos entre uma frase e outra, ou em alguns casos até na escolha de palavras e fica aquele momento de silêncio chato no meio do áudio. Para remover isto não existe uma fórmula mágica e tem que ser no “braço” mesmo. Vou explicar como fazer isto no GarageBand.

A imagem abaixo representa este silêncio nas faixas em uma gravação.

exemplo de faixas no garage band prontas para serem divididas e unidas

Dividir e unir faixas no GarageBand

Primeiro vamos começar fazendo um corte no final da fala da primeira faixa. Repare que o corte deve ser feito nas duas faixas para não perder a sincronia. Para isto, posicione a guia exatamente onde você quer fazer o corte.

Faixa praparada para corte no garage band

Depois vá em Editar > Dividir ou pelo atalho ⌘T. Isto irá cortar todas as faixas.

corte nas faixas realizado

Dividir e unir faixas no GarageBand

Agora, para remover o silêncio, o processo pode ser feito de duas formas. Uma é selecionando as duas faixas e arrastando elas até o ponto desejado. Pode-se perceber que ele vai criar um ícone parecido com um colchetes no começo da faixa. Infelizmente o programa de captura não está pegando este símbolo para mostrar, mas basta colocar o mouse no começo da faixa que ele irá aparecer.

Lembre-se de selecionar as duas faixas para que não seja perdida a sincronia entre elas. Depois de arrastadas, basta movê-las para perto da outra faixa novamente.

Outra forma de fazer é criando dois cortes. Um no início do silêncio e outro no final do silêncio. Apagar o silêncio e mover as faixas para perto de si novamente.

faixa cortada

Dividir e unir faixas no GarageBand

trecho removido

Dividir e unir faixas no GarageBand

faixas cortadas e unidas

Dividir e unir faixas no GarageBand

Outro atalho que pode ser utilizado, porém não é dos mais práticos, é uma opção para apagar e mover. Você apaga um pedaço da trilha e ele já traz o restante dela para onde foi feito o corte. O problema deste método é que ele precisa ser feito faixa a faixa, ele não deixa fazer em mais de uma faixa selecionada ao mesmo tempo.

Para isto vá em Editar > Apagar e Mover ou pelo atalho ⌃ ⌫.

Agora o corte está feito e a sincronia foi mantida.

Outra funcionalidade que o GarageBand oferece também é de unir faixas que foram separadas criando um novo áudio. Confesso que não usei muito este recurso mas pode ser que alguém precise.

Esta funcionalidade deve ser feita faixa a faixa também, selecionando dois pedaços de áudio de uma faixa e selecionar Unir no menu Editar ou pelo atalho ⌘J.

edição faixas garageband

Dividir e unir faixas no GarageBand

Dividir e unir faixas no GarageBand

Dividir e unir faixas no GarageBand

Abraços do Puri!

Euler ETI Euler ETI