Editando Tags ID3 no Mac

11 agosto 2014 Por Puri
Editando Tags ID3 no Mac

Salve galera! Recentemente aqui no Mundo Podcast o Thiago fez um post explicando sobre como colocar Tags ID3 no arquivo MP3, porém para Windows. Hoje vou explicar como você pode fazer o mesmo, mas no Mac, usando o iTunes.

Explicando rapidamente o que é o ID3: Tags ID3 são um conjunto de informações inseridas no arquivo de áudio MP3. Ela permite armazenar informações como o título, artista, álbum, número da faixa e outras informações sobre o arquivo no próprio arquivo. (Wikipedia)

Eu considero o uso de Tags ID3 muito importante, porque assim é possível deixar os seus arquivos organizados e estruturados. Acho que este é um passo essencial da criação de podcast.


Para fazer isto no Mac, existem alguns programas específicos como o MusicBrainz Picard ou o Music Tag Editor, mas existe um que eu considero o melhor e há 99% de chance de ele já estar instalado no seu Mac, estou falando o iTunes.

Esta opção do iTunes não está na sua cara, mas ele é ótimo porque é fácil, intuitivo e principalmente, ele gera as Tags na versão 2.3. Os outros programas costumam gerar na versão 2.4 do ID3 e infelizmente o Windows não reconhece esta versão, então mesmo que você adicione o ID3 corretamente, no Windows não irá aparecer. Pelo menos até o Windows 7 ele não reconhecia. A versão 2.3 é reconhecida até mesmo no Windows XP.

Abrindo os campos do Arquivo MP3

Primeiro de tudo, abra um Finder onde está o seu arquivo MP3. Não importa muito o nome dele, porque depois o iTunes irá alterar de qualquer forma, mas deixe algo que seja fácil de localizar, algo como, podcast_10 por exemplo.

Agora abra o iTunes e vá em Biblioteca > Música. Nas categorias, deixe marcada a opção Músicas. Isto irá ajudar a encontrar o arquivo.

Biblioteca de Músicas do iTunes

Biblioteca de Músicas do iTunes

Agora arraste o seu arquivo MP3 para dentro do iTunes. Isto irá importar o mesmo para a Biblioteca dele. Quando você faz isto, ele não seleciona o arquivo então vá na pesquisa e digite o nome do arquivo, por isso deixar um nome fácil.

Importando a mídia para o iTunes

Importando a mídia para o iTunes

Ao fazer isto, o arquivo agora estará selecionado. Botão direito nele e vá em Informações. Isto irá abrir uma janela para editar o ID3.

Adicionando tags ID3

Vá em Informações e preencha os campos. Recomendo que você coloque um Nome, Artista, Artista do Álbum, Álbum, Ano, Número da Faixa, Comentário e em Gênero coloque Podcast.

Campos id3 do arquivo mp3 a serem preenchidos no iTunes

Campos ID3

Adicionando Capa

Após preencher os campos acima, vá em “Capa”. Aqui é onde você irá adicionar a imagem do arquivo. Utilize JPG ou JPEG com tamanho preferencial de 500x500px. Basta arrastar a imagem para dentro da caixa.

Clique em OK, as informações serão salvas para o arquivo MP3.

Encontre o arquivo MP3 na Biblioteca do iTunes. Para isto, basta arrastar o arquivo para uma outra janela do Finder ou então botão direito nele e Mostrar no Finder.

Ao fazer isto, pode ver que ele colocou um outro nome para o arquivo. Renomeie para o seu padrão e disponibilize para os seus ouvintes 🙂

Para ter certeza que está com ID3, pode dar uma Pré-Visualização nele (ESPAÇO) que as informações irão aparecer na janela de reprodução do arquivo.

Arquivo MP3 com tags id3 exibidas corretamente no itunes

Resultado das tags preenchidas

Abraços do Puri!