Gravar chamada do Skype com GarageBand

4 Fevereiro 2014 Por Puri
Gravar chamada do Skype com GarageBand

Hoje vou falar sobre uma das etapas mais importantes de um Podcast: A gravação! Muita gente tem dúvidas de como fazer esta gravação, se é necessário plugins para o Skype, instalar outros softwares, como gravar em faixas separadas e assim por diante.

O que vou explicar aqui é como gravar a conversa do seu Skype em duas faixas: em uma faixa você terá o seu áudio e na outra faixa você terá a conversa da galera. E isto pode ser feito sem depender de plugins para o Skype, mas você precisará instalar dois softwares no seu Mac.

Os dois programas são: Soundflowerbed e LineIn.

O Soundflowerbed é necessário para criar algumas placas virtuais de som no seu Mac e o LineIn é o responsável por quebrar o áudio que chega em faixas separadas.

Configurar os programas não é difícil, porém são vários passos que devem ser seguidos e pular algum deles pode fazer com que a configuração não fique perfeita. Então recomendo que você leia com calma os passos. Caso você não tenha nenhuma experiência com o GarageBand, talvez seja bom dar uma olhada no nosso primeiro tutorial.

Passos para gravar a chamada do Skype

Passo 1: Instale todos os programas necessários: LineIn, Soundflowerbed e Skype. Aqui não tem muito segredo, apenas lembre-se de copiar os softwares para a pasta de aplicativos do Mac.

Passo 2: Abra o GarageBand e crie um projeto novo de Podcast. Ele já virá com duas trilhas de voz e uma de efeitos. Renomeie a primeira trilha para REMOTO e a segunda trilha para LOCAL. Assim fica mais fácil para falarmos de cada trilha.

Tela renomeando as faixas para gravar a chamada do skype no garageband

Passo 3: Nas preferências do GarageBand, vá na aba de Áudio/MIDI. Deixe como Saída de Áudio o seu fone de ouvido e na Entrada de Áudio escolha Soundflower (16ch).

tela de configuração de dispositivos de entrada e saída do garageband

Passo 4: No menu Trilha, selecione a opção Ativar Gravação Multitrilha.

Ativar gravação multitrilha no Garageband

Passo 5: Selecione a trilha REMOTO e vá em Visualizar Informações da Trilha, aquele “i” lá embaixo. Em Fonte de Entrada deixe selecionado Estéreo 1/2 (Soundflower (16ch)). Deixe a Monitoração ativada. Se quiser, neste mesmo painel você pode trocar o tipo de trilha para Vocals > No Effects. Recomendo que você salve este instrumento como SKYPE REMOTO, assim quando for gravar outro Podcast é só escolher este instrumento que já estará configurado.

Configurando faixas de gravação no garageband

Passo 6: Selecione a trilha LOCAL. Em Fonte de Entrada deixe selecionado Mono 3 (Soundlower 16ch). Monitoração desativada (Se deixar monitoração ativa aqui, você ouvirá eco da sua voz e parecerá a Ruth Lemos no seu Podcast). E se quiser, pode trocar o tipo para No Effects também. Recomendo que você salve este instrumento como SKYPE LOCAL, assim quando for gravar outro Podcast é só escolher este instrumento que já estará configurado.

Configurando faixas de gravação no garageband

Passo 7: Ative as duas trilhas para gravar. Para isto, no painel de trilhas, deixe marcado o ponto vermelho (REC) tanto na trilha de REMOTO quanto LOCAL.

Faixas de gravação do garageband configuradas

Passo 8: Abra o Skype e vá nas Preferências. Em Áudio/Vídeo configure:

  • Microfone: seu microfone;
  • Reproduzir: Soundflower (16ch);
  • Altos-falantes: Soundflower (16ch).

Outra dica é remover todos os sons do Skype para que eles não apareçam na gravação.

Configurando os dispositivos de gravação no skype

Passo 9: Abra o LineIn. Em Input From clique em Select e escolha o seu microfone. Em Output From escolha Soundflower (16ch). Após feito isto, escolha qualquer um dos dois Selects e vá em Advanced. Lá copie as configurações abaixo:

skype configurado

opções avançadas configuradas

É muito importante ressaltar que sempre que você for fazer uma gravação, o LineIn deve estar aberto o tempo todo.

Após tudo configurado, clique em Pass Thru. Este botão deve sempre estar clicado.

Passo 10: Abra o programa Soundflowerbed. Provavelmente ele já estará configurado corretamente, mas vale conferir se ele está configurado como abaixo:

Configurando o soundflower

O Soundflowerbed também deve estar sempre aberto no momento da gravação.

Passo 11: Abra as configurações de Som do Mac OS X e defina a Entrada como seu microfone e a saída como seu fone de ouvido. Pode ser o mesmo se for um Headset.

Passo 12: Este passo é muito importante para que o áudio que você irá escutar não fique baixo. Este é um problema que muita gente reclama, mas é porque não está configurado corretamente.

Abra o programa Configuração Áudio e MIDI. Recomendo abrir pelo Spotlight, mas se ele não encontrar vá em Aplicativos > Utilitários > Configuração Áudio e MIDI.

Agora selecione Soundflower (2ch) e passe todos os valores de canal para 1, inclusive o Principal. Faça isto tanto para Entrada quanto para Saída.

Repita o mesmo processo para o item Soundflower (16ch). Coloque todos os canais para o valor 1. Todos os canais. Lembre-se que é Entrada e Saída.

Dispositivos de áudio do sounflower

Passo 13: Hora de testar tudo o que foi configurado. Vá no GarageBand e clique em Record, no painel inferior. Neste momento duas faixas devem ser criadas, uma em cada trilha. Vá no Skype e inicie uma conversa com alguém ou faça o Teste de Chamada. Neste momento você deve perceber que o áudio está sendo gravado no GarageBand. Se tudo estiver OK, algo parecido com a imagem estará aparecendo:

Faixas do skype sendo gravadas

Agora se você quiser, pode limpar estas faixas e salvar este projeto como um template para usar para futuras gravações e quando terminar uma gravação, vá em Salvar Como e salve em um novo arquivo o seu podcast.

Caso você não tenha chegado neste resultado, dê uma conferida em cada passo e veja se não esqueceu alguma configuração. Lembre-se que tanto o LineIn quanto o Soundflowerbed devem estar abertos o tempo todo. Lembre-se também de verificar se o botão Pass Thru do LineIn está clicado. Ou então deixe sua dúvida que lhe ajudaremos. 🙂

Abraços do Puri!