Trilhas Sonoras no GarageBand

24 abril 2014 Por Puri
Trilhas Sonoras no GarageBand

Salve galera! Hoje eu vou explicar um pouco mais sobre as trilhas sonoras do GarageBand que apesar de serem fáceis de trabalhar, no começo pode parecer um pouco confuso.

Mas o que é uma trilha? Trilha é o local onde os seus arquivos de áudio são adicionados. Não é necessário criar uma trilha para cada arquivo adicionado, mas para editar um podcast, você vai precisar criar algum tipo de estrutura básica de trilhas.

Eu costumo trabalhar um podcast geralmente com 4 ou 5 trilhas. 2 trilhas para o áudio dos participantes, uma do host e uma do resto do pessoal; 1 trilha para efeitos sonoros e outra trilha para as músicas de fundo. Algo tipo assim:

Editando trilhas sonoras no GaragaBand

Editando trilhas sonoras no GaragaBand

Criando e escolhendo trilhas

Claro que o projeto não vem com esta estrutura criada. Para criar uma trilha, vá no menu Trilha > Nova Trilha. Aí que vem a grande pegadinha do GarageBand: que tipo de trilha escolher?

Editando trilhas sonoras no GarageBand

Editando trilhas sonoras no GarageBand

Pela descrição dá pra ter uma ideia do que cada um faz, mas basicamente você deve escolher o Instrumento Real. Isto irá criar uma trilha nova sem nenhuma pré-configuração, na verdade irá criar uma trilha básica sem efeitos.

Trilha básica? Acho que já vi isto em algum lugar. Sim, no menu Trilha, lá tem uma opção para criar uma nova trilha básica. Pode testar, será criada uma nova trilha exatamente igual a anterior.

E o que são estes tipos de trilha? Em cada trilha você pode fazer configurações de efeitos, como remover ruído, deixar a voz mais grossa ou deixar a voz com estilo de megafone e assim por diante. E quando você cria uma trilha básica ela vem sem nenhum efeito já inserido nela.

Para adicionar ou remover estes efeitos, há uma região específica para isto no GarageBand, que é Informações da Trilha.

Editando trilhas sonoras no garageband

Neste painel você define o tipo da trilha e os efeitos que ela possuirá. Existem vários tipos já cadastrados e é interessante dar uma passada em alguns para ver como fica o seu áudio. Apenas fique atento que alguns tipo de trilha adicionam uma reverbação ou eco no áudio. Isto pode ser alterado indo na aba Editar e lá embaixo removendo ou adicionando o reverb ou eco.

Editando trilhas sonoras no garageband

Editando trilhas sonoras no GarageBand

Editando trilhas sonoras no GarageBand

Editando trilhas sonoras no GarageBand

Para adicionar áudios em um trilha, basta arrastar um arquivo para cima dela. Isto pode ser feito tanto do Finder quanto de dentro do GarageBand.

E se você quiser reordenar as trilhas, é só segurar e arrastar elas, pelo painel de trilhas.

Como falei, trabalhar com trilhas no GarageBand é bem fácil e prático, basta apenas saber qual tipo de trilha utilizar.

Confira mais tutoriais para Garageband em: mundopodcast.com.br/editando/garage-band/