Importar arquivos no Sony Vegas

4 Fevereiro 2014 Por Oleno Petrere
Importar arquivos no Sony Vegas

Este artigo será o primeiro de uma série que trará as principais ferramentas utilizadas no Sony Vegas Pro 11 usadas em edição de podcasts. Antes de mais nada é importante dizer que o Vegas é um programa pago e que tem como seu principal objetivo a edição de vídeos, mas também funciona muito bem com edição de áudio.

Download Sony Vegas

Criando um novo projeto

Vamos aos primeiros passos para a edição do podcast, considerando que você já tenha os áudios gravados e salvos em arquivos separados. O primeiro passo será justamente criar um novo projeto e importar os arquivos de áudio gravados, vá em FILE > NEW (também pode ser feito clicando na folha em branco no menu do programa ou pelo atalho CONTROL+SHIFT+N).

Criando um novo projeto no Sony Vegas

Na primeira vez que você criar um projeto novo o programa perguntará se você deseja salvar o projeto com algum padrão para servir de template padrão para futuros projetos. Na nova janela a aba mais importante será a aba AUDIO.

Nesta aba chamo atenção para 2 detalhes conforme imagem abaixo:

Tela de criação de projeto de áudio no sony vegas

Além das configurações padrão você pode escolher o rate default do projeto e se o projeto trabalhará com áudio STEREO ou STEREO 5.1. Você também pode escolher qual será a pasta padrão utilizada pelo Sony Vegas para salvar gravações realizadas pelo próprio programa (Eu utilizo essa gravações quando regravo alguma chamada do cast, ou alguma informação adicional que entra na edição). Além disso marcando a última caixinha embaixo você faz com que essas opções se tornem padrão para todos os projetos futuros.

Clique em OK para criar um projeto. Criado o projeto o primeiro passo será importar os áudios que serão editados para o programa.

Importar arquivos no Sony Vegas

FILE > IMPORT > MEDIA

Importar arquivos para o sony vegas

Após importar todos os arquivos que for utilizar você terá uma tela semelhante a essa:

tela com arquivos importados no sony vegas

Na caixa em que marquei na imagem acima estarão dispostos os áudios importados, tudo que você precisa fazer é clicar neles e arrastar para as faixas para onde a seta aponta, um abaixo do outro, criando quantas faixas forem necessárias.

DICA: Toda essa etapa de importação pode ser simplificada se você simplesmente arrastar os arquivos separadamente do seu explorer direto para a área onde a seta aponta.

No final você deve ter uma tela semelhante a essa:

Tela do Sony Vegas com arquivos importados

Até a próxima!