Retirando ruídos no Vegas

6 março 2014 Por Oleno Petrere
Retirando ruídos no Vegas

Uma parte importante da edição de um podcast é tratar o áudio, tirar sons e ruídos de fundo. O Vegas não tem ferramentas muito robustas para esse tipo de tratamento, normalmente a maior parte dos podcasters faz isso utilizando o o Audacity pois ele é bem eficaz e simples de se trabalhar ou até mesmo o Adobe Audition. Porém tratar o áudio no Audacity significa ter que converter todas as faixas e isso pode levar um certo tempo, ou mesmo depois de feito um primeiro tratamento pode ser que você precise tratar um ponto específico do arquivo então vou mostrar como fazer isso no Sony Vegas Pro 11.

1º Passo: Entenda a diferença entre tratar trecho ou toda a faixa

tutorial para remover ruídos no sony vegas. Na imagem é mostrada a timeline do sony vegas com várias faixas adicionadas

Tutorial para remover ruídos no sony vegas

Nessa imagem é importante notar que destaquei em vermelho 2 pontos: Na esquerda vemos o ícone de inserir efeitos para TODA A FAIXA, ou seja qualquer efeito inserido por ali, será aplicado em toda a extensão do arquivo, mesmo que tenham cortes como no exemplo acima.

No segundo exemplo, na caixa da direita temos o mesmo botão para inserir efeitos mas que vai ser aplicada apenas naquele trecho de áudio. Normalmente é feito um tratamento do audio em toda a faixa no começo da edição, mas um tratamento menos agressivo, e nos trechos onde restarem alguns ruidos é feito um tratamento a parte mais agressivo.

Vamos aos passos:

adicionando efeitos a faixa de áudio

Adicionando efeitos a faixa de áudio

Ao clicar na ferramenta de inserção de efeitos você vai selecionar as 2 ferramentas que aparecem na imagem: AUDIO RESTORATION e EQUALIZATION. O tratamento basicamente será feito em 2 etapas, na primeira iremos retirar o ruído, na segunda etapas iremos fazer uma restauração no áudio pra compensar os eventuais danos causados pela primeira etapa.

Etapa 1: Retirando Ruídos

Configurando a remoção de ruídos

Configurando a remoção de ruídos

Neste plugin iremos trabalhar em 3 barras:

Na marcação 1 iremos retirar ruídos mais aparentes no som, uma vantagem do Sony Vegas é que você pode escutar o trecho que está trabalhando enquanto aplica os efeitos, com isso fica mais fácil ir movendo a barra até encontrar o ponto ideal onde os ruídos desaparecem.

Na marcação 2 você calibra o tipo de ruído a ser removido, se estivermos retirando um ruido de ventilador ou ar condicionado a frequência tende a ser menor, já se naquele trecho vamos retirar o som de uma moto, ou caminhão passando ao fundo é melhor aumentar um pouco a frequência, lembrando que nesta marcação nós não retiramos efetivamente os ruídos, apenas calibramos como as demais funções vão identificar o que é o ruído.

Na marcação 3 iremos propriamente retirar os ruídos de fundo, quanto mais a direita movermos a barra, mais o programa vai suprimir os ruídos, porém você vai perceber que o som tende a ficar mais abafado, não se preocupe com isso pois iremos compensar isso na segunda etapa.  Não tem muito uma fórmula a ser seguida neste processo no Vegas, basicamente ouça o trecho e vá trabalhando os efeitos até ficar satisfeito.

Etapa 2: Compensando perdas

Quanto mais agressiva for a utilização da ferramenta de remoção de ruído, você vai perceber que o som perde qualidade, normalmente ficando mais abafado, ou metalizado em alguns casos, por isso após esse processo iremos utilizar a segunda ferramenta de equalização para compensar estas perdas

Configurando a remoção de ruídos

Configurando a remoção de ruídos

Esta etapa consiste em adicionar ao áudio aquilo que foi retirado, ou seja se a voz ficou abafada, provavelmente retiramos muito do “GRAVE” do áudio então basta subir a barra do Treble (ou mid dependendo o tom de voz da pessoa) e fazer isso ouvindo o trecho até o momento em que a voz volte a soar natural, e caso a voz tenha ficado robotizada provavelmente precisaremos fazer o caminho contrário, adicionar BASS.