Menina Jinga – Teatro inspirado em episódio de podcast

20 setembro 2016 Por Thiago Miro
Menina Jinga – Teatro inspirado em episódio de podcast

O Grupo Brinquedo Torto, grupo de teatro estudantil do Colégio Central Casa Branca, Santo André – SP, está em apresentação desde o dia 17 de setembro com o espetáculo “Menina Jinga”. A peça narra a história de Anna, adolescente negra da periferia, que tem o sonho de manter o funcionamento da Casa de Cultura Reino Matamba, local criado por seu pai e onde acontecem aulas de capoeira, saraus e batalhas de rap.

A peça é inspirada na história da guerreira angolana Njinga Mbande, com texto e canções originais, o espetáculo é mais uma ação de fortalecimento da autoestima, empoderamento, resistência e luta por uma sociedade mais justa. Atores de onze a dezoito anos compõem o elenco.

Saindo do podcast

O podcast Agência Transmídia, como o nome diz, apresenta soluções para viabilizar a migração de mídia de produtos como cinema, tv, animação etc. Segundo seus criadores, o podcast é um grande exercício de criatividade. Já imaginou como seria, por exemplo, uma série do Silmarillion? Eles têm um episódio apresentando como colocar isso em produção. Ouve lá.

Os integrantes Vitor Hugo Mota, Juliano Lopes e Andriolli Costa receberam a missão de desenvolver o argumento da história de uma menina negra. Missão dada, missão cumprida. O argumento foi tão bem feito que virou peça de teatro.

Grupo Brinquedo Torto

Grupo Brinquedo Torto

Episódios do Agência Transmídia: Parte 1 | Parte 2. 😉

A execução da peça foi viabilizada através de financiamento coletivo, que de tão bem-sucedido, gerou também um livro chamado “Confissões de Jinga – O Diário da Personagem”, com textos escritos pela atriz Gabrielle Souza, de 16 anos para aprofundar sua pesquisa cênica.

Espetáculo “Menina Jinga”, do Grupo Brinquedo Torto

  • Temporada: De 17 de setembro a 16 de outubro de 2016 (sábado às 20;00 e domingo às 19:00);
  • Ingressos: R$20,00 (Inteira) – R$10,00 (meia);*
  • Local: Ponto de Cultura Grupo Brinquedo Torto (Colégio Central Casa Branca);
  • Rua 11 de Junho, 521, Bairro Casa Branca – Santo André.

* Mais detalhes e ingressos
* O valor arrecadado na venda dos ingressos será destinado ao Projeto Potência, encontro de Teatro Estudantil que acontecerá no ABC em novembro.