A escolha do título do episódio

10 dezembro 2012 Por Thiago Miro
A escolha do título do episódio

Aqui falarei não como produtor de podcast, mas como ouvinte.

Sou um ouvinte compulsivo, assino o feed de dezenas e dezenas de podcasts. Nem sempre baixo todos os episódios, eu costumo baixar os episódios com temas que sejam do meu interesse. Possuo uma pasta com todos que estão na fila para serem ouvidos, sempre que quero ouvir algum vou lá nessa pasta, dou uma lida nos títulos e coloco pra tocar aquele que mais me der vontade no momento.

O Título

É aqui que quero falar de algo que me incomoda bastante e onde gostaria de sugerir a você que já tem ou pretende produzir um podcast que deixe, no título do episódio, sempre muito claro de que se trata aquele podcast. Por exemplo, se você faz um episódio sobre a banda Queen, coloque no título “Queen” ou algo relacionado que não deixe dúvidas que este é o tema do episódio. Se você faz um episódio sobre o Queen e coloca no título “Mama mia let me go e o cara dentuço”, me desculpem, mas as suas chances de atingir alguém interessado na banda são mínimas.

São muitos podcasts que fazem isso, eles tem seu público, em alguns o público é bem grande, mas esta falha dificulta a adesão de novos ouvintes além de prejudicar a parte de SEO, já que se alguém estiver pesquisando sobre o Queen, dificilmente encontrará sua postagem.

Exceção:

Em caso de podcast de notícias é normal que o titulo não seja muito específico visto que no episódio serão tratados diversos assuntos. Mesmo assim, existe um bom senso, mesmo em podcast de notícias dá pra colocar um título que seja de fácil assimilação.

Euler ETI Euler ETI