O Audacity anunciou sua nova versão 3.0 com ótimas melhorias

O Audacity sempre foi um dos softwares editores de áudio mais usados por podcasters no mundo todo por ser simples e gratuito. Na última semana foi anunciada sua nova versão, 3.0, trazendo algumas melhorias e mudanças pesadas na forma de se trabalhar com a ferramenta. Vamos a elas.

Modo de salvar o projeto

A primeira grande mudança se deu na forma de salvar o projeto de edição. Anteriormente, um projeto salvo continha às vezes milhares de arquivos minúsculos dentro de uma pasta junto ao arquivo principal ‘.aup’. Nessa nova versão o projeto é salvo em apenas 3 arquivos, sendo que no arquivo principal “.aup’ está todo o conteúdo do projeto, como você pode ver no print abaixo.

Tela do windows explorer mostrando o ícone do projeto do audacity junto com a caixa de propriedades mostrando o tamanho do arquivo de 1,2 gigas

Exportando o arquivo

Uma nova melhoria é na parte de exportação do projeto. Anteriormente você precisava instalar um plugin externo, uma dll, para liberar a função de exportar o projeto em formato mp3. Nativamente era possível exportar apenas em wav. Agora temos, nativamente, a opção de exportar um arquivo em mp3.

exportando o arquivo em mp3 no audacity

Melhorias

Foram feitas também melhorias nas funções de “noise gate” e uma nova função de “label sound” pra que você possa identificar melhor o que é som e o que é silêncio. Foram feitas também mais de 150 correções de bugs.

A nova versão está disponível para Windows, macOS e Linux. Você baixar em https://www.audacityteam.org/download/

About the Author
Criador curioso de sites, editor mais curioso ainda de podcasts. Viciado em séries e podcasts. Leitor nato e aspirante a cientista da computação.