Gravando áudios separados no Discord

2 outubro 2017 Por Thiago Miro
Gravando áudios separados no Discord

Em todos esses anos produzindo podcast, não há dúvida de que as dúvidas mais frequentes são relativas a “como gravar” e “onde hospedar”. Desde sempre houveram diversas formas de gravar podcasts, seja com áudios mixados ou tudo separado, com programas, com gambiarras, cada um inventa um jeito de fazer à seu gosto. Neste tutorial vou apresentar uma forma de fazer ambos, gravar tudo e separado através do Discord.

Antes de mais nada, tenho que deixar os créditos e agradecimentos para os lindos @guibaldi@andperoty (ambos do Grande Coisa) por terem descoberto este método.

O que é o Discord

O Discord nasceu como uma ferramenta voip para gamers. É uma excelente forma de se reunir com as pessoas com que você joga online para bater papo ou combinar estratégias. o programa possui uma enormidade de configurações para chamadas de voz e canais de texto. Um outro ponto positivo do aplicativo é a estabilidade da chamada. Até então Hangout e Skype tem se tornado ferramentas muito instáveis e cheia de problemas, além de não possuírem uma forma de gravação simples.

Então acesse o site do Discord, baixe o app desktop ou mobile, instale e crie sua conta.

Como criar servidores e canais

Ao acessar o Discord pela primeira vez você poderá entrar em um servidor já existe, criado por algum conhecido seu (você precisará de um link de convite para esse servidor) ou poderá criar seu próprio servidor escolhendo o nome que lhe convir.

Para criar um servidor basta clicar no sinal de mais na barra lateral esquerda, conforme print abaixo.

criando um servidor no discord

Após ter criado o seu servidor, você terá um canal padrão (general) para texto e outro para voz. Basta clicar no canal de voz e você já estará conectado ao mesmo. Clique com o botão direito no canal e gere um link para convidar pessoas. Cada canal pode ser configurado individualmente com qualidade de chamada entre 8 e 96Kbps.

taxa de bits do canal

Uma vez que mais pessoas estejam conectadas ao seu canal, poderemos iniciar o processo de gravação.

Método de gravação

Usaremos dois métodos de gravação simultaneamente, um que grava todos os áudios juntos (backup) e outro que grava cada participante em faixas individuais. Ambos gravadores serão como usuários em seus servidores, eles são bots que estarão captando todo o áudio da chamada. VOCÊ NÃO PRECISARÁ INSTALAR NENHUM SOFTWARE GRAVADOR NO COMPUTADOR.

Inclusive, caso tenha convidados em seu podcast, nem o próprio Discord será obrigatório ser instalado. A aplicação possui acesso via browser.

Gravadores (bots)

Os gravadores usados para gravar as chamadas serão o Craig e o Podframe. Abaixo veremos como adicionar cada um ao seu servidor.

Craig

usuádios bots inseridos no servidor

Acesse o site craigrecords.yahweasel.com e clique no link “Invite Him“, logo no topo do texto. O Craig pedirá acesso ao seu Discord, selecione o canal que ele terá acesso e permita o acesso clicando em Autorizar. Lembrando que você precisa ser administrador do servidor, logo você não poderá adicionar o Craig no servidor de outra pessoa.

O Craig será o responsável por gravar os participantes individualmente.

Podframe

Para adicionar o Podframe o processo é similar ao anterior. Acesse o site podframe.com, clique em “Discord bot” na barra de menu, selecione o canal (o mesmo do anterior) e clique em Autorizar.

O Podframe gravará um backup, ou seja, o áudio de toda a conversa em um única faixa.

NOVAMENTE, ambos parecerão como usuários do seu servidor, conforme print.

Gravando a chamada

Após adicionar os usuários bots ao seu servidor, reúna os participantes do podcast em um canal de voz. Os gravadores serão iniciados e encerrados através de comandos no chat de texto.

  • Para iniciar a gravação com o Craig, insira o comando: :craig:, join <channel name>
    Ex: :craig:, join General
    Para encerrar a gravação, insira o comando: :craig:, leave <channel name>
  • Para iniciar a gravação com o Podframe, insira o comando: !record
    Para encerrar a gravação, insira o comando: !end

Em ambos gravadores, após você encerrar a gravação, você receberá um link para download da sua gravação.

Tutorial prático em vídeo