Como cadastrar seu podcast no Spotify

10 julho 2018 Por Thiago Miro
Como cadastrar seu podcast no Spotify

Acredito que como você chegou aqui não preciso te explicar o que é o Spotify, mesmo assim preciso falar sobre a relação da plataforma com podcasts. Muito bem, o Spotify é a maior plataforma de streaming de músicas do mundo e há pouco mais de 1 ano decidiu integrar podcasts em seu catálogo. Para nós podcasters foi uma notícia excelente, afinal estaríamos a mercê de ser descobertos por dezenas de milhares de usuários no Brasil que consomem ou não podcasts.

Inicialmente os podcasts apresentados passavam por uma curadoria e apenas podcasts americanos eram aceitos. Hoje em dia é mais simples conseguir o cadastro, mas há uma certa burocracia que será explicada logo mais.

O Spotify atua como o Apple Podcasts, ele não hospeda, apenas permite a assinatura do seu feed através da plataforma deles. A diferença é que eles, diferente da Apple, ainda não possuem uma forma própria de cadastro nem aceitam o feed de qualquer site. Teremos que usar uma plataforma de terceiros e, informação importante, PAGA.

Usamos a plataforma do Libsyn para ter acesso ao formulário de cadastro.

Hospedagem e Planos

Os planos no Libsyn funcionam similares do Blubrry, você contrata um cota mensal de upload. No plano mais simples você tem direito a 50MB de upload mensal por US$5, no clássico você tem direito a 250MB (plano que contratamos) por US$15.

Sinceramente, me parece aqueles valores de pizza média e grande, em que você acaba contratando o plano mais caro sem realmente ter a necessidade daquilo tudo. Acredito que se houvesse um plano de 150MB mensais para podcasts quinzenais seria mais que suficiente. Já que não temos essa opção, posso dizer que o custo de estar no Spotify é de 15 dólares por mês.

Detalhes dos planos: https://www.libsyn.com/plans-pricing/

Você deverá escolher um plano e contratar. Agora começa o tutorial.

Preenchendo Dados

Ao finalizar a contratação você estará diante da seguinte tela:

tela inicial pós cadastro no libsyn

Vamos ver o que as principais abas fazem.

Em “Dashboard” você terá um resumo da sua audiência do consumo da banda mensal de upload.

Em “Content” você terá acesso ao seu conteúdo publicado até então. Veja o exemplo abaixo, do PodProgramar. A listagem fica bem similar a do WordPress, tornando mais intuitiva a publicação e edição.

listagem de posts no spotify

Não entrarei em detalhes sobre como publicar porque se você já publica no WordPress certamente conseguirá publicar no Libsyn.

Destinations

Destinations trata-se dos “destinos” que seu podcast terá, como um site público bem simples (vide PodProgramar), um feed que poderá ser usado para o Apple Podcasts ou outros agregadores e uma playlist com todos os seus episódios que poderá ser incorporada em qualquer parte do seu site.

Ao adicionar cada destination serão solicitados dados como vitrine, categorias, tudo aquilo que você já fez ao criar seu feed no site. Basta copiar tudo o que for pedido.

É aqui que entrará nosso amigo Spotify.

podprogramar no spotifyA diferença agora, adicionado recentemente, é o destination Spotify. Ao iniciar o processo de adição você será solicitado novamente pelos dados do feed. Preencha tudo e envie. A nossa experiência foi de que em menos de 24h o PodProgramar já estava aparecendo nas buscas. Não passamos por qualquer tipo de curadoria.

Você não precisa colocar nenhum dado de contas do Spotify.

Infelizmente, ainda não conhecemos uma forma gratuita de disponibilizar um podcast na plataforma. Assim que surgir uma forma, divulgaremos aqui. =)

Informações importantes

1. Os termos de uso do Libsyn e do Spotify para podcast é de que você somente poderá usar músicas livres. Se você usar apenas 1 segundo de música com direito autoral será caracterizado violação dos termos de ambas empresas e você será banido da plataforma caso seja descoberto.

2. Após criar o destination “Spotify”, você deve voltar à aba e clicar em “Select Content” para adicionar seus episódios existentes ao feed que alimentará a plataforma. Por padrão, os episódios importados não aparecerão automaticamente.

selecionar conteúdo que entrará no spotify

3. Como disse no item anterior, você que já possui dezenas episódios publicados não precisará fazer upload novamente de forma manual. Você acessará “Content > Sync/Import Feed“, o Libsyn importará para o servidor deles todos os seus episódios.

ATENÇÂO. A importação de episódios consome sua banda mensal. Não há um “limite” para a quantidade de episódios importados, fizemos uma importação de quase 1,6GB em 25 de junho, mas como nosso limite era de 250MB no mês, não pudemos fazer upload novamente até 1º de julho. Então, se você fizer esse processo na última semana do mês, não causará nenhum transtorno.

4. É possível ter mais de um podcast em canais separados usando a mesma conta do Libsyn? Pelo que vi nas configurações acredito que sim, mas não testamos.

A abas finais como Stats, Storage, Settings não são relevantes para a questão do Spotify. Então deixarei elas para outro post. 😉