Planejamento usando o Canvas para Podcast

10 outubro 2018 Por Kell Bonassoli
Planejamento usando o Canvas para Podcast

Muitas pessoas me procuram com as seguintes questões: Quero fazer um podcast. E agora? Por onde começar?

São dúvidas muito comuns. Criar um podcast é muito simples, mas para ter um programa de sucesso é importante dedicar um pensamento estruturado para planejar um produto que corresponda às expectativas do ouvinte.

Podcast Marketing

Há uns dois anos comecei um novo projeto: ensinar as ferramentas de marketing tradicional para os produtores de podcast. Pensando nisso, criei a palestra Podcast Marketing, incluí a disciplina de Produção de Podcast dentro do curso de Gestão em Mídias Sociais no qual sou professora titular e, recentemente, criei nesta mesma escola um Nanocurso de Podcast no Centro Europeu.

Ao lidar com o universo de empreendedorismo, tive contato profundo com recursos de planejamento como o Business Canvas e o Mapa de Empatia. Recursos que já são velhos conhecidos de quem está criando um novo empreendimento.

Isto me deixou inquieta e me fez pensar que poderia criar algo semelhante para a produção de podcast. Fiquei positivamente surpresa ao descobrir que já existia um material, porém em inglês. Por ser um material livre, traduzi e adaptei para a nossa realidade e tenho utilizado com meus alunos e clientes de consultoria.

O Mundo Podcast é parte da minha vida e por isto me comprometi a trazer esta ferramenta para o acesso de todos vocês no intuito de que isto ajude os novos produtores na criação de programas sob medida e para que os produtores que já estão no mercado possam usar para perceber se possuem brechas na sua estratégia de seu produto.

Utilize o Canvas para Podcast

Você pode baixar clicando aqui.

Confira aqui os tópicos do Canvas para Podcast:

1 – Paixão Compartilhada
O que você e sua audiência amam?

2 – Opções Existentes

Quais são seus concorrentes?

3 – Ouvintes Potenciais
Quais públicos poderiam gostar do seu podcast?

4 – Persona (Ouvinte ideal)

Como seria o seu ouvinte ideal?

5 – Seu Diferencial
O que diferencia o seu podcast dos concorrentes?

6 – Analogia
Compare com a concorrência.

É como… mas é sobre…

7 – Formato
Qual o melhor formato para seu tema e habilidades?

8 – Frequência
Considere a disponibilidade da audiência

9 – Canais
Como você pode impactar a sua audiência?

10 – Nome e Arte
Qual será o nome?
Qual será a arte da capa?

11 – Chamada para Ação (CTA)
Crie um gatilho que direcione para o seu podcast

12 – Necessidades Técnicas
O que o seu podcast precisa para começar?

Nos próximos artigos vou explicar cada quadro do canvas.

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