Planejamento usando o Canvas para Podcast

Muitas pessoas me procuram com as seguintes questões: Quero fazer um podcast. E agora? Por onde começar?

Sío dúvidas muito comuns. Criar um podcast é muito simples, mas para ter um programa de sucesso é importante dedicar um pensamento estruturado para planejar um produto que corresponda í s expectativas do ouvinte.

Podcast Marketing

Há uns dois anos comecei um novo projeto: ensinar as ferramentas de marketing tradicional para os produtores de podcast. Pensando nisso, criei a palestra Podcast Marketing, incluí­ a disciplina de Produção de Podcast dentro do curso de Gestão em Mí­dias Sociais no qual sou professora titular e, recentemente, criei nesta mesma escola um Nanocurso de Podcast no Centro Europeu.

Ao lidar com o universo de empreendedorismo, tive contato profundo com recursos de planejamento como o Business Canvas e o Mapa de Empatia. Recursos que já são velhos conhecidos de quem está criando um novo empreendimento.

Isto me deixou inquieta e me fez pensar que poderia criar algo semelhante para a produção de podcast. Fiquei positivamente surpresa ao descobrir que já existia um material, porém em inglês. Por ser um material livre, traduzi e adaptei para a nossa realidade e tenho utilizado com meus alunos e clientes de consultoria.

O Mundo Podcast é parte da minha vida e por isto me comprometi a trazer esta ferramenta para o acesso de todos vocês no intuito de que isto ajude os novos produtores na criação de programas sob medida e para que os produtores que já estão no mercado possam usar para perceber se possuem brechas na sua estratégia de seu produto.

Utilize o Canvas para Podcast

Você pode baixar clicando aqui.

Confira aqui os tópicos do Canvas para Podcast:

1 – Paixío Compartilhada
O que você e sua audiência amam?

2 – Opções Existentes

Quais são seus concorrentes?

3 – Ouvintes Potenciais
Quais públicos poderiam gostar do seu podcast?

4 – Persona (Ouvinte ideal)

Como seria o seu ouvinte ideal?

5 – Seu Diferencial
O que diferencia o seu podcast dos concorrentes?

6 – Analogia
Compare com a concorrência.

É como… mas é sobre…

7 – Formato
Qual o melhor formato para seu tema e habilidades?

8 – Frequência
Considere a disponibilidade da audiência

9 – Canais
Como você pode impactar a sua audiência?

10 – Nome e Arte
Qual será o nome?
Qual será a arte da capa?

11 – Chamada para Ação (CTA)
Crie um gatilho que direcione para o seu podcast

12 – Necessidades Técnicas
O que o seu podcast precisa para começar?

Nos próximos artigos vou explicar cada quadro do canvas.

About the Author
Gestora de Mí­dias Sociais, palestrante e escritora. Co-autora do livro Reflexões sobre Podcast (primeira publicação nacional exclusiva sobre a mí­dia), é uma das acionistas do portal Mundo Podcast e co-host do Faz Bem Podcast.