Como colocar o player de podcast abaixo da vitrine

14 junho 2014 Por Thiago Miro
Como colocar o player de podcast abaixo da vitrine

Num dos últimos artigos do Podcasteando escrevi sobre o quão importante para a conversão de novos ouvintes era colocar o player do episódio no topo da postagem junto a vitrine (Player no Topo). Agora vamos ver como fazer isso de forma automática, para que os players de Powerpress e PodPress apareçam abaixo da vitrine sem que seja necessário estar inserindo tags manualmente nas postagens.

Identificando onde o player será inserido

Este é um tutorial de nível médio, você precisará ter um pouco de conhecimento de html e acesso ao código-fonte do do tema do seu site. Observação: Este método funciona apenas com WordPress.

Primeiramente, você precisará identificar em que parte do código-fonte fica a vitrine do seu episódio. No seu navegador, clique com o botão direito sobre a vitrine do post e depois clique em “Inspecionar Elemento” para abrir o console de edição.

Agora observe a imagem abaixo:

Console

Console Inspecionar Elemento

Veja, destacado em vermelho, que o console mostra a vitrine é definida pela tag <div class=”post-thumb”>.

Editando o código-fonte

Com um programa de edição (como o NotepadPlus) você abrirá o arquivo do seu tema chamado single.php. Dentro dele você buscará pela tag class=”post-thumb” (no meu exemplo) OU pela tag que você identificou que marca a vitrine do seu post. Cada tema terá uma forma diferente de exibir a vitrine, encontre a do seu.

Após encontrar, logo abaixo dela, você inserirá o seguinte código:

Para Powerpress

<?php if( $episode_content = get_the_powerpress_content() ) { ?>
<div id="powerpress-content">
<?php echo $episode_content; ?>
</div>
<?php } ?>

Para PodPress

<div id="podpress-content">
<?php echo do_shortcode('[display_podcast]'); ?>
</div>

Outras funções, como Código QR, opção de download em formato ZIP, customizações de cores e layout são feitas ao gosto de cada um.

Veja como está no Mundo Podcast:

Código-fonte do Mundo Podcast exibindo os códigos de chamada da vitrine e dos episódios de podcast com o código do powerpress

Código-fonte do Mundo Podcast

Salve o arquivo e mande de volta para a pasta do tema no servidor.

Obrservação

Caso você queira que o player apareça apenas abaixo da vitrine e não no fim do post, você deve ir nas configurações do plugin e desabilitar a exibição automática, deixando apenas a exibição para locais em que apareçam as tags de chamada.