Como criar uma playlist com o Powerpress 6.0

22 dezembro 2014 Por Thiago Miro
Como criar uma playlist com o Powerpress 6.0

A versão 6.0 do Powerpress trouxe diversas novidades interessantes para quem publica podcasts, uma delas é a função de criar uma playlist de episódios em HTML5. Essa playlist visa facilitar o acesso aos episódios de um podcast, tonando assim mais simples o processo tanto para quem já conhece e prefere ouví-los on-line quanto para novos ouvintes.

Primeiramente, você deve acessar a página de configurações do Powerpress e habilitar a função de playlist (exemplo na imagem).

Ativando a Playlist em HTML5 do Powerpress

Ativando a Playlist em HTML5 do Powerpress

Abaixo estão listadas diversas formas e seus respectivos shortcodes para se construir uma playlist para seus episódios, com exemplos sendo executados (não são prints).


Playlist Padrão

Insira o shortcode [powerpress_playlist] para exibir apenas os 10 últimos episódios de todos os podcasts publicados em seu site.

Por padrão, ele não toca a faixa automaticamente, mas ao clicar em qualquer um dos episódios ele será executado imediatamente.

Playlist Padrão com mais ou menos que 10 episódios

Insira o shortcode [powerpress_playlist limit=XX] para exibir uma playlist onde XX representa o número de episódios que você deseja que sejam exibidos. Serão exibidos episódios de todas as categorias sem distinção, caso hajam podcasts diferentes.

Exemplo com 20 episódios:

Playlist por categoria

Insira o shortcode [powerpress_playlist category=CATEGORIA] substituindo CATEGORIA pela devida categoria de episódios que deseja exibir. Coloque o nome da categoria ou seu respectivo ID (ID preferencialmente).

Playlist com Imagem

Insira o shortcode [powerpress_playlist image=URL DA IMAGEM] adicionado a URL da imagem no local indicado em vermelho. É indicado uma imagem com 300x300px.

Playlist para site com fundo escuro

Insira o shortcode [powerpress_playlist style=dark] para inserir uma playlist com design para sites escuros.

Como usar outras cores?

Caso prefira um estilo de cores diferentes, insira a tag ‘style’ seguida da cor de sua preferência. Automaticamente uma classe será inserida na DIV da playlist contendo a cor desejada.

Ex: Para “style=blue” será inserida uma classe .wp-playlist-blue. Para “style-red”, será inserida a classe .wp-playlist-red e assim por diante. Em seu arquivo CSS você deve determinar a cor de background e fonte para essa classe.

.wp-playlist-blue {
 background: #003366;
 color: #FFFFFF;
}

Usando vários filtros ao mesmo tempo

Claro que você não precisa escolher apenas uma dessas playlists, você pode mesclar as funções para criar de acordo com a sua necessidade. Vamos fazer uma abaixo.

Playlist com 15 episódios do Po(D)ema com imagem e fundo escuro.
Shortcode: [powerpress_playlist category=1143 limit=15 image=http://cdn.mundopodcast.com.br/mundopodcast/img/posts/podemat-playlist.jpg style=dark]

Observações:

  • A Largura da playlist auto ajusta-se à largura disponível, ela é definida pela tag css .wp-playlist. Caso deseje definir sua largura, adicione em seu arquivo css uma width adequada para a tag citada.
  • Os exemplos usados foram baseados nas principais formas em que dividimos nossos blogs, em categorias. Fique informado que também é possível selecionar episódios por “tipo de post”, por “URL (slug)”, playlist de vídeos entre outros.
  • Para exibir a playlist em um widget é necessário adicionar o shortcode dentro de uma função php:
<?php echo do_shortcode('[powerpress_playlist]'); ?>
  • Não é necessário adicionar aspas aos valores de cada tag usada nos shortcodes.
  • Ponto IMPORTANTÍSSIMO. A playlist não adiciona automaticamente a URL de redirecionamento do Blubrry. Você precisa inserí-la em cada post e não apenas pela configuração do plugin caso queira que os plays sejam também contabilizados.

Tem uma dúvida? Pergunte nos comentários abaixo. 🙂

Euler ETI Euler ETI