Dicas para divulgar seu podcast

1 dezembro 2012 Por Thiago Miro
Dicas para divulgar seu podcast

Ao criar um podcast, você não pode ficar sentado esperando que as pessoas adivinhem que ele existe ou que elas encontrem-no acidentalmente através dos sites de busca. Você precisa divulgar, fazer com que as pessoas saibam que ele exista. Como eu dizia, antigamente, em relação ao Telhacast, mesmo que seja uma “merda”, pelo menos as pessoas saberão que ele existe.

Listarei alguns canais de divulgação e macetes os quais lhe renderão uma boa quantidade de acesso logo de início.

Dicas para divulgar seu podcast

1º Dica: Crie uma fan page para seu podcast e convide todos os seus amigos para curti-la. Normalmente, os amigos são os primeiros a “sofrerem”.

Também invista alguns reais em anúncios do Facebook. Seu público é de games? Faça com que seus posts e sua página cheguem até pessoas com esses interesses.

2ª Dica: Apresente-se a outros podcasters e procure se enturmar. Depois que te conhecerem, apresente seu podcast. Evite pedir recomendações (RTs, compartilhamentos etc.) logo de cara, isso é deselegante e passa a ideia de que sua amizade é movida apenas por interesse.

3ª Dica: Publique o episódio em grupos do Facebook relacionadas ao tema do episódio. Mas atente para as regras do tal grupo, dependendo do grupo pode não ser permitido ou ter um lugar específico para tais publicações. O mesmo vale para fan pages relacionadas ao tema do podcast ou episódio.

4ª Dica: Publique os novos episódios no tópico específico para isso no Grupo Podcasters BR, no Facebook. Atente para as regras do grupo, postagens fora deste tópico serão excluídas.

5ª Dica: Ainda no grupo do facebook procure participar das discussões seja postando dúvidas ou solucionando as dúvidas dos outros. Interaja com a comunidade podcaster.

6ª Dica: Convide integrantes de podcasts mais antigos, eles já tem um publico fixo que, ao vê-lo publicando a participação, irá ouvir seu podcast. Mas lembre-se, convide apenas pessoas que tenham algo a adicionar ao seu tema. Convidar apenas para atrair público costuma ser um “tiro no pé”. E procure não fazer isso nos primeiros episódios, tenha um site e uma podcast estruturado para receber uma nova leva de ouvintes.

7ª Dica: Não deixe de participar de outros podcasts, isto ajudará na parte de SEO do seu site por ganhar um backlink assim como você se apresentará para os ouvintes deste podcast.

8ª Dica: Com seu perfil do podcast no twitter siga os seguidores de outros podcasts, com isso eles lhe conhecerão, talvez ouçam, talvez fidelizem. Fiz isso no Telhacast e obtive um resultado muito positivo. Seguir e sugerir seu podcast é ok, mas cuidado para não se tornar um chato.

9ª Dica: Sempre interaja com seus ouvintes. Nunca os ignore (salvo raros casos em que isso é realmente necessário) e nem os desrespeitem ou insultem. Se for ler seus comentários ou e-mails, corrija os erros de português (se houver) e leia normalmente.

Não compartilho e não indico podcasts que tratam mal seus ouvintes, por mais que os ouvintes estejam acostumados com isso e até, não acho legal, é a minha opinião. Se eu enviar um comentário ou e-mail para um podcast, errar uma ou outra palavra e for “zoado” por isso, certamente nunca mais voltarei ao site. E por “zoar” eu quero dizer faltar com respeito.

Dicas para divulgar seu podcast

10ª Dica: Envie seu endereço do Feed para o perfil @Podcast_BR. Este é um perfil disponibilizado apenas para divulgar novos episódios de podcasts. Siga-o e divulgue-o, assim mais gente será atingida pelos links das postagens lá publicadas.

Update (27/10/2015): Podcasts cadastrados no Youtuner são divulgados automaticamente no @Podcast_BR

11ª Dica: Se apresente e envie seu podcast para o e-email comentadores@mundopodcast.com.br ou diretamente para Daniel Lopes (@Daniel_LaVolpe), Igor Gudima (@igudima), Fernando Minotto (@FMinotto), Jessi Zanelato (@jessizanelato) e/ou para o ALX (@alexleitte), eles são os responsáveis pelo podcast Os Comentadores, que vai ao ar a cada três semanas aqui no Mundo Podcast. Se ao ouvir, um deles gostarem, e se quiserem, eles poderão recomendar seu podcast em um dos programas.

12ª Dica: Spam só é spam quando o alvo atingido não tem interesse no seu produto. Se você divulgar o podcast para pessoas que se interessam pela mídia NÃO será spam.

13ª Dica: Adicione pessoas envolvidas com podcast, sejam outros podcasters ou ouvintes. Interaja, convide-os para curtir sua fan page, envie sua URL por inbox. Repetindo o que disse, só é spam quando o alvo é aleatório e não tem interesse no seu tipo de produto. A pessoa poderá ou não seguir você, ouvir seu podcast, recomendar, curtir etc. Mas ela não é obrigada a fazer isso. Sua parte você já fez, deixa o resto com o boca-a-boca.

14ª Dica: Cadastre seu podcast na Wikicast, a enciclopédia dos podcasts brasileiros.

Link -> http://wikicast.com.br

15ª Dica: Cadastre seu podcast nos seguintes diretórios públicos de podcast:

Uma outra dica pertinente a este tópico é tornar seu podcast disponível nos buscadores de aplicativos. Aqui no Mundo Podcast temos diversos tutoriais para ensiná-lo a colocar o podcast em aplicativos, assim como no site Podcast Places há uma outra imensidão de locais onde você pode cadastrar seu podcast.


Se você acabou de criar um podcast, estas dicas ajudarão você a ter uma boa audiência logo de início, o que não garante que esta audiência continuará a ouvir seu podcast. Faça episódios de qualidade, com o tempo o boca-a-boca será seu maior aliado. Seja persistente.

Euler ETI Euler ETI