O que fazer para evitar o fim de um podcast

6 agosto 2013 Por Thiago Miro
O que fazer para evitar o fim de um podcast

Podcast é supostamente algo feito com prazer pela mídia. Mas o que acontece se você se sente esgotado e deseja parar, ou mesmo sente que isto está por acontecer?

10 dicas para evitar o fim de um podcast

*Este é um artigo inspirado em um texto do TheAudacitytoPodcast.

1. Encontre o que está causando o problema

Antes de desistir, tente descobrir o que está causando o esgotamento iminente. Quando começar a sentir que o “podfade” (termo em inglês para o fim de um podcast) está próximo, faça-se as seguintes perguntas.

  • Estou me esforçando demais?
  • Estou procrastinando a produção de episódios?
  • Eu estou levando meu podcast muito a sério?
  • Eu não estou levando meu podcast sério o suficiente?
  • O podcast está prejudicando meu trabalho e vida pessoal?

Uma vez que você tem respostas para perguntas como essas, você pode começar a atacar o problema. A solução pode custar desde a compra de um microfone até mesmo uma mudança drástica nos rumos do podcast, mas cabe a você decidir se salvar seu podcast vale a pena.

2. Reavalie seus objetivos e expectativas

Independentemente de já ter metas para o seu podcast, você provavelmente está com dificuldades de alcançá-las. Quais seriam essas metas?

  • Ganhar muito dinheiro?
  • Ter uma enorme audiência?
  • Se tornar famoso?
  • Achou que seria mais fácil ou levaria menos tempo?

Reavalie essas expectativas. Não é errado ter grandes esperanças, mas suas expectativas precisam ser razoáveis. Grande metas só surtem resultados com muito tempo e muito trabalho.

Acho que esse é o principal motivo de tantos podcasts acabarem.

3. Não tente bater a concorrência

Há concorrência na podosfera, há rivalidade? É CLARO QUE HÁ.

Não tente bater sua concorrência no nicho do seu podcast

Se usa muito o argumento de que o fato de você ouvir um podcast não faz deixar de ouvir outro. Este argumento tem sentido, mas está errado. Quem tem tempo de ouvir muitos podcasts? Pouquíssima gente. Se você tem uma hora de intervalo em sua atividade e decide ouvir um podcast, dentre as opções você deixará de ouvir alguém. Na minha visão, isso é concorrência.

Tentar vencer seus rivais de nicho vai acabar lhe deixando louco. Você nunca vai se sentir no completo sucesso, porque alguém vai conseguir fazer algo melhor ou algo que você não tenha sequer pensado. Faça seu podcast e tente crescer sem se preocupar com o que o outro está fazendo. Sua cabeça ficará muito mais tranquila.

4. Permita-se fazer pausas

É mais fácil construir uma audiência de podcast quando você pode ter uma frequência consistente, seja semanalmente, quinzenalmente etc. Embora seja difícil manter a periodicidade, ela pode estar prejudicando o seu conteúdo e valor da produção.

Considere alterar a sua agenda ou ter um hiato temporário. Deixe a situação clara a seus ouvintes e quando você retornar eles ainda estarão lá.

5. Inspire-se com os outros

Talvez seus parceiros de podcast estejam perdendo o interesse e isso pode afetar você. Saia e converse com os outros seres humanos! Participe ou mesmo organize um encontro local com pessoas que gostam das mesmas coisas que você faz, ou até mesmo outros podcasters que podem inspirar você.

Já foram muitas vezes que outros podcasters me inspiraram a continuar. Me sinto inspirado quando ajudo os outros a lançarem ou melhorarem seus podcasts com os tutoriais do Podcasteando. Me sinto inspirado quando falo de podcast com outros podcasters (seja qual for o assunto).

Quando você encontrar outras pessoas que fazem coisas semelhantes a você, ou têm os mesmos interesses que você, isso vai ajudar a reacender sua paixão.

6. Tente uma nova abordagem

Você já faz um podcast, então, não há nenhuma razão que você tenha para fazer as coisas da mesma maneira sempre. Experimente algo novo, mudando algo em seu podcast.

Assim como reorganizar ou pintar um quarto pode dar uma sensação totalmente nova sem mudar a essência da coisa, mudar as coisas em seu podcast pode ser o que você precisa para começar a se mover novamente.

7. Torná-lo divertido novamente

A menos que você faça do podcast o seu trabalho, é improvável que algo o esteja forçando a continuar. Esta é sua “praia”, você pode fazer da forma que quiser. Portanto, não tenha medo de mudar para algo mais divertido!

No Telhacast, para mim, é fácil levá-lo a sério e cortar qualquer coisa irrelevante ou os momentos de humor desnecessários. Eu tenho sido motivado a continuá-lo dessa forma, mas sempre mantenho alívios cômicos, algumas piadinhas que adicionam e quebram o clima tenso dos episódios. Muitos dizem que “rir é o melhor remédio”. É verdade!

8. Simplifique o seu fluxo de trabalho

Divida o trabalho para aliviar a carga do podcastO fluxo de trabalho para a produção de episódios de alta qualidade tem aumentado gradativamente com o passar dos episódios. Ao passo que o tempo de edição diminui, o tempo de preparação aumenta.

Você pode reavaliar os passos que você está tomando para produzir o seu podcast e considerar a remoção de itens que levam muito tempo e que não são realmente importantes para o processo. Isso pode até significar gastar algum dinheiro para ter um melhor equipamento ou um computador mais rápido, porém, estes são investimentos importantes.

9. Delegar tarefas

Se eu tivesse que dar conta de tudo que é publicado no Mundo Podcast, eu já teria desistido muito tempo atrás. Felizmente, conto com uma equipe muito boa que já somam dezenas de pessoas.

Seu podcast é seu bebê. Às vezes, você tem que deixar alguém balançá-lo para que você possa dormir.

Considere a contratação de um assistente ou até mesmo um voluntário para lhe ajudar com a carga de trabalho. É muito possível que você tenha ouvintes/leitores que estejam dispostos, capazes, e até mesmo ansiosos para fazer algumas das coisas que você não quer ou não sabe fazer. Pode levar algum tempo e trabalho para ajudá-los a fazê-lo de acordo com seus padrões, mas pode ser que valha a pena!

10. Esteja disposto a acabar

Finalmente chega um momento em que você já deve ter feito de tudo e você precisa decidir simplesmente acabar com este podcast para que você possa passar para algo melhor.

Não tenha receio de acabar. Você pode ter acabado com o conteúdo, não está mais interessado, perdeu seu co-host, ou qualquer outra coisa. É sempre melhor graciosamente terminar um podcast a tentar mantê-lo como um zumbi morto-vivo.

Também é muito possível que o fim de um podcast pode ajudar seus ouvintes, incentivando-os a continuar conectado com você através do seu próximo podcast.