Como mudar a URL do Feed sem perder os assinantes

3 outubro 2013 Por Thiago Miro
Como mudar a URL do Feed sem perder os assinantes

Não é raro sites que mudam de URL quando ainda estão definindo seu tipo de conteúdo, menos raro ainda é um podcast precisar mudar a URL do seu feed, seja porque trocou de plugin ou por querer fazer seu feed de outra.

Siga os passos do tutorial abaixo para não alterar seu feed url sem precisar pedir que seus ouvintes reassinem-no novamente.

Método #1 – Para usuários do Feedburner

Se você usar o FeedBurner, parabéns. Ele é uma ferramenta excelente para podcasters por permitir todos os tipos de alterações sem que seus ouvintes precisem reassiná-lo, além de fornecer o número de assinantes com atualizações diárias.

Como alterar a URl de um feed sem perder os assinantes

Alterando a URL no Feedburner:

Acesse sua conta no Feedburner e clique no feed que deseja alterar. No topo da página você verá um link chamado “Edit Feed Details”, clique nele.

Nos campos que se abriram, basta trocar a URL fonte do feed pela nova. Quem assina seu FeedBurner não precisará reassinar.

Clique em “Save Feed Details”.

Método #2 – Para usuários de CMS com .htaccess na raiz

Esse é o método ideal para aqueles que usam os feeds nativos de seus sites ou os que usam os feeds gerados automaticamente pelos plugins de podcasting.

Redirecionando ouvintes para o novo feed

P.S: se não tiver certeza do que está fazendo, não faça! Peça ajuda ou seu site pode sair do ar.

Com um editor de texto, abra seu arquivo .htaccess, que fica sempre na raiz do site. No final dele adicione a seguinte linha:

redirect 301 /feed/ http://site.com/feed.xml

Em vermelho coloque o diretório do feed atual do seu podcast.
Em azul coloque que o link completo do novo feed.

Salve e coloque o arquivo de volta na raiz do seu site.

AVISO!

Se você está mudando de URL no feed por conta de mudança de domínio, você DEVE manter o antigo domínio ativo com o .htaccess em sua raiz por alguns meses até que você já tenha avisado a todos sobre a mudança.

Euler ETI Euler ETI