OBS Studio – Gravador para Skype/Hangout

17 setembro 2016 Por Thiago Miro
OBS Studio – Gravador para Skype/Hangout

Com as recentes atualizações do Skype, todos os gravadores convencionais que podcasters costumavam usar, em geral, para gravar seus podcasts, deixaram de funcionar. Para suprir essa necessidade se faz necessário um software que não dependa de uma integração com o Skype para conseguir gravar os episódios e que também possa fazer gravações em canais separados, como já estávamos acostumados. Conheça o OBS Studio.

OBS Studio LogoO OBS Studio, ou Open Broadcast Software, é essencialmente um gravador de telas, bastante usado para captação de jogos, que possibilita transmitir ao vivo o que acontece em seu computador. O software está disponível para Windows, Mac e Linux. E o melhor, é 100% gratuito.

Dentre suas funções está a de gravação de áudio em canais separados, em uma faixa podemos gravar todo o áudio do sistema, o que inclui a chamada do Skype/Hangout e em outra faixa gravamos nosso próprio microfone. A função para gravar o áudio em canais separados não vem definida por padrão. Então, vamos aprender a configurar e extrair esse áudio do arquivo gerado.

PS. Se você tiver mais de um microfone USB conectado, é possível gravar até 4 faixas de uma vez, uma pra cada dispositivo.

1º Passo – Instalar o OBS Studio

Para baixar acesse: https://obsproject.com/download

instale em seu PC. Acho que essa parte não preciso explicar como fazer. 😉

2º Passo – Configurar os canais

Itens da tela do OBS Studio

1 – Configurações

Acesse o item 1 da imagem acima, configurações, e vá até o menu “Saída“. Lá, clique na aba Gravação e configure conforme a imagem abaixo:

  • Modo de Saída: Avançado
  • Tipo: Padrão
  • Formato de gravação: mp4
  • Selecione dois canais (Ou mais, caso tenha mais de um microfone)

Configurando os canais separados no OBS Studio

Vá até a aba “Áudio” e configure a taxa de bits de cada um dos canais. Eu selecionei qualidade máxima, mas fica a seu critério usar a taxa que lhe convir.

Configurando a taxa de bits dos canais de aúdio

Vá para o menu áudio e configure os dispositivos corretos para cada canal para evitar a captação através de um dispositivo errado.

Definindo os dispositivos para cada canal

Clique em Ok.

3º Passo – Gravação

Estando configurado, o item 2 da primeira imagem mostra onde clicar para iniciar a gravação. No item 3 da mesma imagem são campos que configuraríamos caso fôssemos também captar a tela do computador. Como não configuramos essa parte, a tela permanecerá preta.

Ao concluir o processo, clique em “Parar Gravação“.

4º Passo – Extração do áudio

Extraindo o áudio do vídeo gerado

Importe o arquivo mp4 gerado em seu editor de áudio/vídeo. O áudio atrelado ao vídeo possuirá dois canais conforme a imagem acima. No canal esquerdo estará o áudio do seu microfone, à direita o áudio do sistema, que inclui a chamada assim como qualquer som executado em seu computador.

PS. Caso vá usar um conversor de vídeo para áudio para extrair a gravação, atente para NÃO configurar a saída em mono.

É isso. Boas gravações!