Player e links de Download no topo

22 outubro 2014 Por Thiago Miro
Player e links de Download no topo

Inicialmente, devo dizer que este post é inspirado em uma discussão sobre podcasts ocorrida do episódio #10 do podcast Cultural NOT, onde o Ricardo Delcastanher – (criador do Youtuner) expôs seu ponto de vista sobre qual seria o posicionamento correto do player e links de downloads de um podcast visando a maior taxa de conversão de novos ouvintes. Esta discussão me fez mudar as coisas aqui no Mundo Podcast.

Com este artigo tentarei ampliar esse argumento com exemplos e mostrar porque de fato o posicionamento do player no topo é tão importante para uma melhor conversão de novos ouvintes.

O usuário padrão de internet

Hoje em dia o costume do usuário padrão de internet é consumir conteúdo online o mais rápido possível, essa é a maioria da internet. A maior parte desta maioria ainda é composta de usuários que não querem ler muito, entram em sites apenas em busca de imagens ou pequenos textos fáceis de digerir. Essas informações são fáceis de se comprovar olhando as altíssimas taxas de rejeição de sites de imagens como Lolhehehe, Ahnegão etc. Informações essas disponíveis em seus midiakits.

Este usuário não “perde tempo” lendo o texto/resumo de um episódio, ele não rola o post até o fim para ao acaso visualizar o player lá no final, ou seja, é muito difícil que ele role o post até o final e ainda tenha algum interesse em clicar no botão play para ouvir o que é aquilo.

player do powerpress

Um melhor posicionamento do player

O Google já publicou uma análise de áreas mais visualizadas do buscador. Segundo a imagem abaixo, fica evidente que os usuários não costumam ir até o fim de uma postagem. Logo de início é preciso esclarecer do que se trata o artigo.

Rastreamento de visualização das páginas do Google

Rastreamento de visualização das páginas do Google

Não importa o quão leigo você seja como usuário de internet, uma coisa é certa: todo mundo sabe o que é e como usar o Facebook e o Youtube. Este último é muito fácil e intuitivo de ser usado. Por que não fazer algo parecido com seu site?

Ao posicionar seu player no topo da página, abaixo ou acima da vitrine, deixando-o parecido ao Youtube, o visitante paraquedista, ao entrar no artigo, saberá de cara exatamente do que se trata aquilo que ele está vendo: um arquivo de áudio para ouvir. Com isso, as chances de um clique eventual no player são muito maiores que no caso anterior, com o player no fim da postagem.

Vários sites perceberam isso e mudaram. entre eles:

GeekVox

player do geekvox


Nossocast

player do nossocast


Nerdcast

Player do nerdcast


Bacanudo

player do bacanudo


Nós do Mundo Podcast

player dos comentadores e do telhacast


Zumbis de Capacete

player do zumbis de capacete


Rapaduracast

player do rapaduracast


NoBarquinho

Player do nobarquinho


Na Porteira Cast

player do naporteiracast


E o próprio Youtuner, mais próximo em aparência do player do Youtube

player do youtuner


Vários outros sites também estão mudando isso com o objetivo de captar esses visitantes paraquedistas.

E aí, o que você acha disso, vai aderir no seu site?