Plugins essênciais para podcast | Mundo Podcast 

Plugins essenciais para podcast

26 outubro 2014 Por Thiago Miro
Plugins essenciais para podcast

O WordPress é um programa de gerenciamento de conteúdo gratuito e se tornou o canal mais utilizado e conhecido mundialmente entre os blogueiros. Definido como uma plataforma para publicaçío pessoal, preocupado com a estética e com os padrões de usabilidade da web. De acordo com o próprio site WordPress.org, o serviço é o que você usa quando quer trabalhar e nío lutar com seu software de publicações de blogs.

Desde 2003, o WordPress é uma ferramenta que preza pela liberdade. Ele disponibiliza um leque de vantagens que garantem melhoria no desempenho e funcionalidades. Dentre as vantagens, há uma, que considero a principal, que é o uso de plugins.

Plugins sío ferramentas para estender a funcionalidade do WordPress

Listei alguns plugins essenciais para quem está começando a publicar um podcast, lembrando que estes sío relacionados ao podcast e sua vida pós-publicaçío, nío inclui plugins relativos a desempenho etc.

Powerpress

O Powerpress é um plugin que transforma o WordPress em uma plataforma para publicaçío de podcasts. Criado pela Blubrry, este plugin adiciona várias funções ao WordPress que capacitam a publicaçío de podcasts no site, em categorias, formato de posts, dentre outros.

Com o Powerpress você consegue automaticamente gerar um feed compatí­vel com todos os agregadores de podcasts, incluindo a (cheia de regras) iTunes Store. Caso publique mais de um podcast diferente, também é possí­vel criar um feed compatí­vel para cada um desses podcasts.

A partir da versío 6.0, que sairá em breve, também será possí­vel publicar uma playlist com os episódios publicados, publicar uma página como todos feeds para facilitar a assinaturas pelos ouvintes, otimizar as publicações através de funções de SEO que adicionam tags “meta property” aos arquivos de áudio e traduçío para o português brasileiro.

plugins wordpress

O Powerpress, integrado ao Blubrry, também contabilizada de forma confiável todas as estatí­sticas de download dos episódios com detalhes. VOcê pode ver aqu ium pouco mais sobre as Estatí­sticas do Blubrry.


Feed Statistics

O Feed Statistics exibe detalhadamente uma lista dos feed assinados em seu site WordPress. Todos os feeds do seu site que forem requisitados serío registrados nesta lista. Dessa forma você terá um alto controle do número de assinantes que seu(s) podcast(s) possui, uma das informações mais valiosas que todo podcaster deve ter em míos.


Como instalar plugins no Wordpress

Independente de qual plugin você quiser instalar, você vai acabar fazendo um download de um arquivo zip.

  • Descompacte o arquivo zip em seu computador.
  • Agora você deve estar com uma pasta com o nome do plugin, dentro da pasta todos os arquivos deste plugin.
  • Conecte-se ao servidor por FTP e localize a pasta de plugins de sua instalaçío WordPress
    • Geralmente em: public_html/wp-content/plugins
  • Envie a pasta inteira do seu computador para o servidor dentro da pasta plugins.

Seus plugin deve ficar com esta aparência:

public_html/wp-content/plugins/seu-plugin/

Após a conclusío da transferência dos arquivos, acesse o painel de administraçío do seu WordPress e clique na opçío plugins no menu da esquerda.

Localize o plugin que você acaba de enviar e clique na opçío Ativar.

Pronto, o plugin está ativo e operando.