A Apple parece finalmente lembrar que, através do iTunes, é a maior plataforma agregadora de podcasts no mundo e está tomando alguns passos para se mostrar interessada.
Na lateral direita da iTunes Store, existe um link para envio de RSS de podcast para cadastramento do database da Apple. Quem já se cadastrou por ele, percebeu que era um formulário bem porco e beirava o amadorismo.
Colegas produtores de conteúdo me procuravam muito pelo inbox do facebook perguntando se após o processo de cadastramento, seria necessário fazer alguma outra coisa para que seu podcast se ficasse disponível, já que alguns estão esperando há mais de meses. Talvez você passe por isso também, e dessa vez, eu posso ter a resposta, ela se chama Podcast Connect.
Agora, ao clicar no famigerado botío -œEnviar um podcast-, você será redirecionado para um novo recurso da Apple, o Podcast (e iTunes) Connect. Você também pode acessar diretamente por este link:
https://podcastsconnect.apple.com.
Uma vez logado com seu ID, você terá acesso a todos os seus podcasts cadastrados dentro do iTunes, o que por si só (se tratando de Apple) já é uma surpresa. Mas não acaba aí, VEM COMIGO!
Mas é dentro de cada item que a mágica acontece.
Dentro de cada item é possível ter acesso a algumas informações muito interessantes: A URL do seu feed, que aparentemente pode ser alterado, o status de sua ativação, a última atualização que ele fez e um permalink que é utilizado para que seus inscritos assinem seu podcast (o que para mim parece ser A GRANDE NOVIDADE).
Vamos destrinchar cada item:
URL
Essa é a url que leva direto ao feed de podcast do seu site, você pode editá-lo diretamente por ali e não precisa mais (aparentemente) do famoso Redirect 301, caso quisesse alterar um feed. A descrição também conta com algumas condições necessárias para o envio do feed, o que não é muito preocupante, já que a maioria dos plugins de podcast exigem essas informações.
URL espelhado
Essa é a URL permanente que Apple cria para que seu podcast, independente da URL principal de feed. Se você abrir esse link, ele mostrará um feed (basicamente o mesmo feed da sua URL principal). Nesse caso, principalmente em caráter de testes (não quero que você exploda seu podcast, hein), se você usa FeedBurner e/ou outros agregadores, pode utilizar essa URL Apple no cadastramento do seu feed, mantendo apenas uma única fonte que se atualizaria em todos os agregadores caso precisasse ser alterada (fica a dica aí sites e APPs agregadores de podcast). Que, ao meu ver, é A PRINCIPAL VANTAGEM DESSA NOVA PLATAFORMA AINDA CAPENGA.
Status
Ele faz basicamente o que está descrito, avalia o status do seu conteúdo. As mensagens incluem ativo, pronto para envio, enviado para análise, rejeitado, oculto ou falha na ativação. Como meu podcast conta como ativo, não sei dizer se um status -œfalha na validação- mostra o que precisa ser corrigido, mas se tratando de Apple, eu diria que não, caberá a você catar as migalhas de informação e acertar seu feed. Fale nos comentários se você passou por isso.
íšltima atualização
Mostra quando foi feito aquele PING maroto feito no seu podcast, atualizando o conteúdo dele no iTunes.
Além desses recursos, algumas opções adicionais também apareceram:
Atualizar feed
É o -œsalvar- caso altere a URL do seu feed principal. Lembrando que a Apple pede ao menos 24h para que as alterações sejam aplicadas.
Ver na iTunes Store
Não tem nenhuma novidade, basicamente mostra a página do seu podcast na plataforma.
Ocultar Podcast
Se você não quiser excluir seu podcast, mas por algum motivo quer que ninguém mais o encontre, essa é a opção.
Apagar Podcast
Enfim, ele faz o que diz, então sugiro que consulte um psicologo, astrólogo ou até fazer um uni-duni-tê antes de apertar esse botío, pois não tem volta.
Então seja bem vind@ ao Podcast Connect, uma forma da Apple mostrar que finalmente se importa com os produtores e conteúdo que fazem a plataforma ser do tamanho que é. Ainda sinto falta de alguns recursos como estatísticas, gerenciamento de imagens e detalhamento de metadados e descrição, mas é um caso a ser estudado, e se tratando da maçí, ele pode aparecer ou não, a verdade é que nunca saberemos.