Podomatic: Host de podcasts

8 setembro 2014 Por Thiago Miro
Podomatic: Host de podcasts

O Podomatic é um dos muitos serviços que se dispõem a hospedar arquivos mp3 para serem disponibilizados tanto para download quanto para streaming.

Como já abordamos em outros artigos sobre hospedagem, nós podcasters sofremos pelo alto consumo de banda de nossos sites. Esses site alternativos como o Podomatic são úteis no sentido de garantir o baixo consumo do site sem risco de queda dos servidores.

Hospedagem

O Podomatic conta, em sua versão gratuita, com apenas 500MB de espaço para upload e míseros 15GB de tráfegos mensais. Em suas versões “Prós”, são disponibilizados espaços que variam de 2GB a 5GB e limites de tráfego entre 100GB e 500GB. Pouco.

Os preços dos planos, seguindo um custo/benefício, também não são muito atrativos. Anualmente, os planos variam de, equivalente, R$201,93 a R$505,15. Totalmente aquém da podosfera brasileira.

Limites do Podomatic

Logo do podomaticO serviço do Podomatic possui limites que são inviáveis para nós, podcasters brasileiros. Vamos falar de números, o Mundo Podcast não publica podcasts de grandes números mas servirá bem para este exemplo.

Após 3 anos de existência, os podcasts do Mundo Podcast ocupam um total de 5,31GB, os episódios consumiram em Agosto aproximadamente 600GB de tráfego e uma única vez nós batemos a marca de 2TB, ou seja, eu já estaria de fora de qualquer um dos padrões do Podomatic. Isso pode parecer muito, mas não é. Diversos podcast ultrapassam 1TB mensal facilmente.

Se você publica um podcast quinzenal de 50MB, com média de 5000 downloads por edição, em até três anos você não conseguirá mais usar o Podomatic e terá que procurar um novo serviço. Adicione o fator de que episódios antigos continuam sendo baixados na medida em que os novos são lançados e que atualmente, com sites que buscam publicar mais de um podcast para aumentar e grade online, o espaço e banda precisam ser maiores ainda.

LikePrós

  • Aplicativo mobile para gerenciamento da sua conta. Disponível para Android e iOS.
  • Página própria pública personalizável.
  • Feed RSS construído automaticamente a partir dos arquivos hospedados.
  • Configuração própria para tags do iTunes.
  • Layout do Player

DeslikeContras

  • Em caso de uso de áudio com direito autoral, caso descoberto, seu podcast será removido do host.
  • Planos caros e pouco acessíveis a realidade do podcast brasileiro.
  • Limites de tráfego e espaço abaixo do recomendável.
  • Código para embedamento do player em flash para blogs.
  • Personalização da página limitadíssima.
  • Alteração do nome arquivo. Quem não usa feed para baixar os episódios irá se confundir no momento de organizar o que ouvir.

Conclusão

Não recomendo o uso do Podomatic para publicação de podcasts. Além de ter muitos contras importantes, tomo como principal fator a inviabilidade do serviço a longo prazo para o podcast.