10 Principais erros de ediçío em podcasts | Mundo Podcast 

10 Principais erros de ediçío em podcasts

26 novembro 2012 Por Thiago Miro
10 Principais erros de ediçío em podcasts

Após ouvir centenas de podcasts diferentes, dos mais diversos assuntos e diferentes ní­veis de experiência foi possí­vel detectar um padrío de erros cometidos por vários deles, principalmente em seus episódios iniciais.

Vamos listar os 10 mais ocorridos e sugerir soluções para os mesmos.

1º Erro: Espaços entre falas

Uma das principais caracterí­sticas capaz de segurar  um ouvinte o episódio inteiro é o ritmo do podcast. Um episódio devagar tende a ser entediante, fazendo com que o ouvinte pare de ouvir e talvez nem volte mais ao site.

Pausas entre falas faz com que o ritmo do episódio diminua. Entío sugerimos que você sempre se preocupe em nío deixar tal erro passar despercebido na ediçío.

Ps. Nío corte demais ou parecerío robôs conversando. 😉

2º Erro: Ruí­dos

Ruí­dos como ventilador, teclado de computador, pessoas falando ao fundo, carros passando e muitos outros desviam a atençío de quem ouve o podcast, entío faça o possí­vel para gerar o mí­nimo de ruí­do durante a gravaçío, isto evitará que os plug-ins de remoçío de ruí­do sejam menos necessários, prejudicando menos a qualidade do seu áudio.

3º Erro: Volume dos participantes

Podcast onde os participantes estío com volumes muito diferentes fica quase impossí­vel de se ouvir por conta do desvio de atençío gerado. Use plug-ins ou programas para resolver este problema.

Além dos niveladores presentes nos próprios editores de áudio você pode usar o Levelator, programa dedicado a esta funçío, nivelar volumes.

Levelator

4º Erro: Volume da trilha sonora

Este é um item autoexplicativo. Quantas nío foram as vezes em que me peguei ouvindo a música de fundo do podcast quando deveria estar prestando atençío a discussío. Trilha sonora alta desvia a atençío do ouvinte. A menos que seja um efeito de ediçío, a trilha nunca deve sobressair ao papo.

Como resolver esse problema:

A maioria das pessoas que ouvem podcast ouvem na rua usando mp3 players ou celulares. O hardware do aparelho é diferente do hardware do computador, logo você ouvirá o podcast com qualidade diferente. Recomendo que antes de lançarem o episódio o passe para o celular ou mp3 player, ouça e entío corrija os momentos em que a trilha estiver muito alta.

5º Erro: Relaçío da trilha sonora com tema

É imprescindí­vel que a trilha sonora tenha relaçío ou passe o mesmo sentimento que o tema gerou nos participantes do podcast.

Vamos exemplificar:

Ao baixar um podcast sobre a série Game of Thrones, eu vou querer ouvi-lo e sentir o mesmo clima que sinto ao assistir a série, ou seja, a trilha sonora tem que ser a trilha do seriado, do contrário você nío reproduzirá o sentimento que a série transmite.

6º Erro: Fuga do tema

Esse é um dos principais erros. Se eu baixo um podcast sobre um determinado tema, eu quero ouvir uma discussío sobre este determinado tema e nío metade do episódio sobre o tema e metade sobre a vida, o universo e tudo mais.

7º Erro: Mau humor

O podcast é uma mí­dia de entretenimento, ninguém entretém estando de mau humor ou reclamando da vida. Ninguém tem nada a ver com seus problemas, na hora de gravar você deve abandonar seus problemas pessoais e pensar na diversío do ouvinte.

8º Erro: Volume dos efeitos

Sío rarí­ssimos os podcasts que conseguem fazer uso de efeitos bem encaixados e relevantes ao episódio. Procure regular bem o volume para evitar uma explosío muito mais alta que o volume dos participantes. O uso de efeitos influencia no ritmo do episódio, cuidado ao usa-los.

9º Erro: Ví­rgulas sonoras

Nío é erro usar ví­rgulas sonoras, o erro está em usá-las a cada 30 segundos. Torna-se insuportável ouvir dezenas de vezes um efeito durante um episódio. Fique de olho.

10º Erro: Falta de propriedade do assunto

Este, certamente, é o principal erro que pode acontecer em um podcast. Nunca grave um episódio se você nío tiver propriedade sobre o tema em questío. Já imaginou um podcast sobre Roma antiga em que um dos integrantes nío tem a mí­nima ideia do que está falando? Sabemos que há alguns podcasts onde isso ocorre. Acredite, a falta de propriedade do tema reduz drasticamente a qualidade do seu conteúdo. Estude a pauta e mande ver na gravaçío.

Espero que tais esclarecimentos ajudem você a produzir um podcast de melhor qualidade, tendo assim um ouvinte mais fiel e participativo.