10 Principais erros de edição em podcasts

26 novembro 2012 Por Thiago Miro
10 Principais erros de edição em podcasts

Após ouvir centenas de podcasts diferentes, dos mais diversos assuntos e diferentes níveis de experiência foi possível detectar um padrão de erros cometidos por vários deles, principalmente em seus episódios iniciais.

Vamos listar os 10 mais ocorridos e sugerir soluções para os mesmos.

1º Erro: Espaços entre falas

Uma das principais características capaz de segurar  um ouvinte o episódio inteiro é o ritmo do podcast. Um episódio devagar tende a ser entediante, fazendo com que o ouvinte pare de ouvir e talvez nem volte mais ao site.

Pausas entre falas faz com que o ritmo do episódio diminua. Então sugerimos que você sempre se preocupe em não deixar tal erro passar despercebido na edição.

Ps. Não corte demais ou parecerão robôs conversando. 😉

2º Erro: Ruídos

Ruídos como ventilador, teclado de computador, pessoas falando ao fundo, carros passando e muitos outros desviam a atenção de quem ouve o podcast, então faça o possível para gerar o mínimo de ruído durante a gravação, isto evitará que os plug-ins de remoção de ruído sejam menos necessários, prejudicando menos a qualidade do seu áudio.

3º Erro: Volume dos participantes

Podcast onde os participantes estão com volumes muito diferentes fica quase impossível de se ouvir por conta do desvio de atenção gerado. Use plug-ins ou programas para resolver este problema.

Além dos niveladores presentes nos próprios editores de áudio você pode usar o Levelator, programa dedicado a esta função, nivelar volumes.

Levelator

4º Erro: Volume da trilha sonora

Este é um item autoexplicativo. Quantas não foram as vezes em que me peguei ouvindo a música de fundo do podcast quando deveria estar prestando atenção a discussão. Trilha sonora alta desvia a atenção do ouvinte. A menos que seja um efeito de edição, a trilha nunca deve sobressair ao papo.

Como resolver esse problema:

A maioria das pessoas que ouvem podcast ouvem na rua usando mp3 players ou celulares. O hardware do aparelho é diferente do hardware do computador, logo você ouvirá o podcast com qualidade diferente. Recomendo que antes de lançarem o episódio o passe para o celular ou mp3 player, ouça e então corrija os momentos em que a trilha estiver muito alta.

5º Erro: Relação da trilha sonora com tema

É imprescindível que a trilha sonora tenha relação ou passe o mesmo sentimento que o tema gerou nos participantes do podcast.

Vamos exemplificar:

Ao baixar um podcast sobre a série Game of Thrones, eu vou querer ouvi-lo e sentir o mesmo clima que sinto ao assistir a série, ou seja, a trilha sonora tem que ser a trilha do seriado, do contrário você não reproduzirá o sentimento que a série transmite.

6º Erro: Fuga do tema

Esse é um dos principais erros. Se eu baixo um podcast sobre um determinado tema, eu quero ouvir uma discussão sobre este determinado tema e não metade do episódio sobre o tema e metade sobre a vida, o universo e tudo mais.

7º Erro: Mau humor

O podcast é uma mídia de entretenimento, ninguém entretém estando de mau humor ou reclamando da vida. Ninguém tem nada a ver com seus problemas, na hora de gravar você deve abandonar seus problemas pessoais e pensar na diversão do ouvinte.

8º Erro: Volume dos efeitos

São raríssimos os podcasts que conseguem fazer uso de efeitos bem encaixados e relevantes ao episódio. Procure regular bem o volume para evitar uma explosão muito mais alta que o volume dos participantes. O uso de efeitos influencia no ritmo do episódio, cuidado ao usa-los.

9º Erro: Vírgulas sonoras

Não é erro usar vírgulas sonoras, o erro está em usá-las a cada 30 segundos. Torna-se insuportável ouvir dezenas de vezes um efeito durante um episódio. Fique de olho.

10º Erro: Falta de propriedade do assunto

Este, certamente, é o principal erro que pode acontecer em um podcast. Nunca grave um episódio se você não tiver propriedade sobre o tema em questão. Já imaginou um podcast sobre Roma antiga em que um dos integrantes não tem a mínima ideia do que está falando? Sabemos que há alguns podcasts onde isso ocorre. Acredite, a falta de propriedade do tema reduz drasticamente a qualidade do seu conteúdo. Estude a pauta e mande ver na gravação.

Espero que tais esclarecimentos ajudem você a produzir um podcast de melhor qualidade, tendo assim um ouvinte mais fiel e participativo.

Euler ETI Euler ETI