Como publicar podcasts em vídeo

7 outubro 2016 Por Thiago Miro
Como publicar podcasts em vídeo

Podcast não é só áudio, também é possível publicar podcasts em vídeo e até mesmo texto. Qualquer tipo de mídia que possua um sistema de assinatura, que possa ser consumida sob demanda e offline, pode ser chamada de podcast.

Publicar episódios nesse formato tem prós e contras, vamos falar deles e em seguida aprender como publicá-los.

Vantagens e desvantagens dos podcasts em vídeo

likePrós:

  • Você pode criar um vídeo com imagens referenciado as citações dentro do episódio, fazendo com que a experiência de quem ouve podcasts no computador ou na TV se torne mais imersiva.

dislikeContras:

  • Consumo de banda. Proporcionalmente, um vídeo é aproximadamente 10 vezes mais pesado que um arquivo de áudio. E assim, como o áudio, você terá que hospedar os episódios Isso significa que você precisará de uma estrutura maior e consequentemente bem mais cara para manter seus vídeos disponíveis.
  • Pelo menos no Brasil, ouvir podcast se tornou um hábito de pano de fundo. Você ouve podcasts enquanto faz alguma outra atividade, fazendo assim com que as referências no vídeo se tornem obsoletas.

Configurando o plugin

É necessário ter o plugin Powerpress instalado.

Acesse o menu Powerpress > Configurações, vá na aba “Episódios” e marque a opção Imagem do cartaz. Salve. Esta função servirá para você definir a vitrine de cada vídeo dentro dos posts.

Agora acesse o menu Powerpress > Player de Vídeo, escolha o player de sua preferência e clique para ativar. Como o plugin, recomendo o player MediaElement.js Media Player, ele é bonito, otimizado e aparecerá igual independente da plataforma usada para acessar.

Caso tenha dúvidas sobre outras configurações, aqui no Mundo Podcast temos vários tutoriais sobre o Powerpress.

Plugin configurado, vamos a publicação do episódio em vídeo.

Publicação

Clique para criar um novo post. O processo será bem similar a publicação de áudio, você irá colocar a URL do arquivo de mídia e o sistema irá automaticamente identificar se o arquivo trata-se de áudio ou vídeo. Há apenas duas diferenças simples. São elas:

  • Qualidade: Você irá apontar se o vídeo em questão possui resolução em alta definição.
  • Vitrine: No campo Imagem do Cartaz você irá colocar a URL da vitrine. O tamanho dela deve ser o mesmo da resolução do vídeo.
Publicação do podcast em vídeo

Publicação

P.S: A vitrine do episódio não a mesma coisa que a vitrine do post. Dependendo do layout do seu site, você pode precisar configurar as duas coisas.

Execução

Player de podcast em vídeo em execução no post

Player em execução no post

Player de podcast em vídeo em execução no Pocketcasts

Player em execução no Pocketcasts Desktop

Player de podcasts em vídeo no pocket Casts Mobile

Player no Pocket Casts mobile

Conclusão

Não vale a pena publicar podcasts em vídeo. Pelo menos não vale a pena se você não puder sustentar uma estrutura para tal. Considerando que você publique duas vezes ao mês onde cada episódio tenha entre 30 minutos a 1h de duração, uma estrutura especializada estrutura custaria aproximadamente 80 dólares por mês. É bem caro.

Minha dica é que você publique episódios MP3 através do seu feed. O vídeo você pode subir no Youtube e colocar nos seus posts logo acima do seu player de áudio. Assim, o ouvinte terá a opção de ouvir online e ver as imagens ou apenas assinar o áudio.